top of page

PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro; mandados são cumpridos em Pelotas

  • aalineklug
  • 3 de jun. de 2025
  • 1 min de leitura

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (3), a Operação Countless, com o objetivo de combater a prática de lavagem de capitais adquiridos, principalmente, por meio de tráfico drogas. Entre as cidades alvos está Pelotas.


Policiais federais cumpriram 39 mandados de busca e apreensão, sete mandados de prisão preventiva, além de ordens de indisponibilidade de bens e de valores que podem atingir R$ 82 milhões. Ao todo, seis pessoas foram presas.


A ação, que contou com o apoio da Brigada Militar e ocorreu em diversas cidades gaúchas e nos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Goiás. As capturas ocorreram em Porto Alegre, Pelotas, e Santa Cruz do Sul.


A investigação tem como foco um mecanismo de lavagem de dinheiro utilizado por diversas organizações criminosas gaúchas, pautado no uso de operadores financeiros locais e de empresas de fachada. Pessoas vinculadas a membros de organizações criminosas são cooptadas para operar o recolhimento do dinheiro angariado por esses grupos, que advém, proeminentemente, do tráfico de drogas.


As medidas deflagradas na data de hoje têm como objetivo neutralizar o crescimento das atividades investigadas e viabilizar a identificação dos responsáveis pelas etapas posteriores da lavagem de dinheiro.

 
 
 

Comentários


bottom of page