top of page

Pelotas terá novo prédio do Parque Tecnológico para impulsionar inovação em saúde e biotecnologia

Reconhecida como uma das líderes na produção de patentes e equipamentos hospitalares no Rio Grande do Sul, Pelotas está prestes a superar um de seus principais desafios: a falta de um espaço adequado para transformar pesquisas em produtos. Esse obstáculo será sanado com a construção do novo prédio do Parque Tecnológico, que sediará o hub de Inovação em Saúde e Biotecnologia. O local contará com os primeiros laboratórios do Brasil preparados para processos avançados de desenvolvimento tecnológico.


A obra será financiada com R$ 15 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além de R$ 5 milhões em contrapartida. O projeto foi elaborado em parceria entre o Parque Tecnológico, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a empresa LifeMed, estando atualmente na fase de emissão de licenças para construção. Conforme Vinicius Campos, coordenador do hub e vice-presidente do Pelotas Parque Tecnológico, a previsão é de que a licitação da obra ocorra até o final deste ano, com conclusão prevista para dois anos após o início das atividades.


Pelotas, que abriga o maior curso de biotecnologia do país e registra uma média de dez patentes anuais, enfrenta uma crescente demanda por laboratórios especializados. Pesquisas na área de vacinas, medicamentos, melhorias genéticas e equipamentos para a agricultura poderão, com a nova infraestrutura, se transformar em produtos inovadores, criados e desenvolvidos localmente.


Além de estimular a criação de novos negócios, o novo espaço deverá gerar oportunidades de emprego. “Há uma necessidade em todo o país por espaços especializados em saúde e biotecnologia. Quando surgem startups, elas precisam de um ambiente adequado para desenvolver suas tecnologias”, afirma Campos. Ele também destaca que, atualmente, muitos projetos de pesquisa são barrados por falta de conformidade com normas regulatórias, como as da Anvisa, devido à ausência de infraestrutura apropriada no Brasil.


O novo prédio será uma referência nacional, reunindo startups, laboratórios, aceleradoras e incubadoras, além de espaços de coworking e eventos. A LifeMed, parceira no projeto, terá um andar dedicado exclusivamente ao desenvolvimento de equipamentos hospitalares, aproveitando a excelência e a demanda crescente na área da saúde.


Com quatro andares, o novo prédio será construído ao lado da LifeMed e pretende posicionar Pelotas como um polo nacional de inovação em saúde e biotecnologia, promovendo o desenvolvimento tecnológico e a criação de novos empreendimentos na região.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Fonte e fotos: A Hora Do Sul


Comments


bottom of page