Pelotas reforça inclusão na educação no Dia Mundial de Conscientização do Autismo
- luizfernandokopper
- 2 de abr. de 2025
- 1 min de leitura

Nesta quarta-feira (2), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo reforça a importância do conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a promoção da inclusão. Em Pelotas, a rede pública municipal de ensino atende cerca de 1,2 mil estudantes com TEA, e a atual gestão tem investido na qualificação do atendimento para garantir a inclusão escolar.
A secretária de Educação, Nailê Pinto, destaca que a inclusão vai além do acesso à escola, exigindo um atendimento especializado. “Trabalhamos com estruturas como o Centro de Apoio, Pesquisa e Tecnologias para Aprendizagem (Capta), o Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim, o Centro de Atendimento Educacional Especializado Dr. Luiz Pereira Lima e as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que contam com professores especializados em psicopedagogia. Além disso, o município dispõe de professores auxiliares e cuidadores para apoiar os estudantes com necessidades mais complexas”, afirmou.
Atualmente, a rede municipal conta com cerca de 50 salas de AEE e 95 professores nessa modalidade. A Secretaria de Educação planeja ampliar essas salas para a Educação Infantil e investir na formação continuada dos profissionais.
Além dessas ações, a Prefeitura atua em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no Programa Federal de Atenção Precoce na Infância (Proapi), que busca promover intervenções precoces para crianças da educação infantil em risco de desenvolvimento ou apoiadas pela educação especial. Até o ano passado, sete escolas do bairro Fragata participaram do programa, e a previsão para este ano é ampliar a iniciativa para mais sete unidades de educação infantil.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper





Comentários