top of page

Pelotas receberá primeira Feira da Juventude neste sábado, 30

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

“A juventude não deve estar às margens, mas no centro de debate das decisões”, afirma secretário de esporte, lazer e juventude


Por Martha Cristina Melo

Imagem: Rafael Almeida/Secom
Imagem: Rafael Almeida/Secom

No próximo sábado (30), o município de Pelotas dá um novo passo na construção de uma juventude mais presente. Das 13h às 18h, o entorno do Ginásio Municipal Karosso receberá a 1ª edição da Feira da Juventude, evento organizado pela Prefeitura através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ). O evento é alusivo ao Dia Nacional da Juventude e busca valorizar o protagonismo juvenil.


Segundo a organização, a Feira nasce da compreensão de que é necessário garantir espaços de participação e protagonismo jovem. “A juventude não deve estar às margens, mas no centro de debate das decisões”, afirmou Fabiano Ornel, secretário da SELJ.


Dentre as iniciativas que integram o momento, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estará presente criando carteirinhas estudantis aos estudantes de todos os níveis de formação. É necessário apresentar o comprovante de matrícula. Além disso, a Secretaria de Saúde (SMS), em parceria com a Escola de Educação Profissional Pelotas (SEG), disponibilizará vacinação contra HPV para adolescentes de 9 a 14 anos, em sua primeira dose, e reforço para pessoas de 15 a 19 anos.


Das 13h às 14h, a Feira prevê uma ação socioambiental com o plantio de mudas em torno do ginásio, com apoio da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e colaboração de outros programas. Para além das iniciativas, o evento também conta com uma programação cultural rica em música, esportes, apresentações, dinâmicas e oficinas.


Confira algumas das atividades programadas:


  • Zona de artes – pista de skate, grafite coletivo e oficina de monotipia;

  • Zona cultural – microfone aberto, poesia, música autoral e apresentação teatral;

  • Zona esportiva – torneio relâmpago de futsal, brincadeiras de rua, slackline e pingue-pongue;

  • Zona de bem-estar – alongamento coletivo e tenda da saúde.


O Festival da Juventude também contará com a presença de feirantes de artesanatos, livros e moda, além de bancas gastronômicas e de pintura facial. Dentre as atrações musicais confirmadas até o momento, estão Kitanna MC, Luís Otávio Gaiteiro, e MC Khronos. O espetáculo “Rosa Baguala: conto do João Simões Lopes Neto” e o projeto “Quem Luta Não Briga” também estão confirmados.


Segundo Fabiano Ornel, mais do que um evento, a proposta marca um novo momento para o município ao valorizar a escuta ativa dos jovens e criar ambientes de participação coletiva. Assim, a Feira não apenas dá visibilidade às necessidades da juventude, como também integra crianças e adolescentes na construção de políticas públicas.

Comentários


bottom of page