Pelotas recebe exposição “8 de janeiro – Restauração e Democracia” com peças restauradas por equipe da UFPel
- luizfernandokopper
- 2 de mai.
- 2 min de leitura

Foi aberta na tarde de quarta-feira (30), no hall da Prefeitura de Pelotas (sala Frederico Trebbi), a exposição 8 de janeiro – Restauração e Democracia, que ficará disponível para visitação até o dia 27 de junho. A mostra apresenta peças de acervo do Palácio do Planalto vandalizadas na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, e que foram restauradas por professores e estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Fernando Marroni, secretários municipais, a reitora da UFPel, Úrsula Rosa da Silva, e integrantes da equipe acadêmica que atuou no processo de conservação. O trabalho foi realizado ao longo de 2024 por meio do Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pintura (Lacorpi UFPel), com coordenação das professoras Andréa Lacerda de Bachettini e Karen Velleda Caldas, em parceria com o Iphan, a Diretoria Curatorial dos Palácios Presidenciais (DCPP) e apoio da Fundação Delfim Mendes da Silveira.
Durante a solenidade, Marroni destacou a importância da iniciativa para a valorização da democracia. “Estamos perto de afirmar a democracia através do Judiciário. Em todos os momentos em que a democracia foi golpeada, seguimos por caminhos conciliatórios que não garantiram a estabilidade do regime democrático. Essa exposição nos lembra da importância de resistir e preservar”, afirmou.
A reitora Úrsula Rosa enfatizou o caráter histórico da exposição e o envolvimento humano dos participantes no processo de restauração. “Houve envolvimento, afeto e compromisso. Vida longa à democracia”, disse, destacando também a relevância da sala Frederico Trebbi como espaço tradicional de exposições em Pelotas.
A programação inclui ainda o lançamento do livro Restauração: Democracia, Preservação e Memória, com textos e imagens que documentam o processo de conservação realizado pela universidade, com coordenação editorial da Satolep Press. Também está previsto o lançamento de um documentário e uma aula inaugural do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments