top of page

Pelotas mantém um caso de dengue em 2025 e intensifica ações de combate ao mosquito

A Prefeitura de Pelotas, por meio do serviço de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, informou nesta sexta-feira (31) que o município segue com apenas um caso confirmado de dengue em 2025, mesmo número registrado na semana anterior. O caso foi detectado por teste rápido em laboratório, sem confirmação pelo Lacen/RS (Laboratório Central do Rio Grande do Sul).


O boletim atualizado aponta 41 notificações no mês de janeiro, sendo 39 de moradores de Pelotas e duas de outros municípios. Entre esses casos, 17 foram descartados e 23 permanecem em investigação.


Para evitar um surto nos próximos meses, como o registrado em março do ano passado, quando houve quase 200 casos, a Prefeitura lançou a campanha “Deu pra ti - Aqui a dengue não se cria”. A iniciativa inclui mutirões de limpeza urbana, realizados em parceria entre as Secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos e Infraestrutura, com a participação de agentes de endemia e comunitários de saúde.


Nos últimos 15 dias, três mutirões foram promovidos no bairro Fragata, área com maior número de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Durante as ações, materiais informativos foram distribuídos e orientações prestadas à população, com o objetivo de reforçar a prevenção e evitar a proliferação do vetor.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Comments


bottom of page