Pelotas intensifica dragagem para prevenir enchentes e reforça sistema de drenagem urbana
- luizfernandokopper
- 20 de mar. de 2025
- 2 min de leitura

Pelotas, uma das cidades mais afetadas pelas enchentes de maio do ano passado, está intensificando ações para evitar novos alagamentos. O Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) reforçou os trabalhos de drenagem urbana e, nesta semana, realiza a limpeza e desassoreamento de canais fundamentais para o escoamento da água da chuva.
Atualmente, equipes do Sanep estão concentradas na Estrada do Engenho, no bairro São Gonçalo, onde ocorre a remoção de lodo e sedimentos acumulados no canal que conduz a água das chuvas até a casa de bombas leste. O objetivo é desobstruir a estrutura e melhorar a vazão, evitando o acúmulo excessivo de água nos períodos de chuvas intensas.
O prefeito Fernando Marroni acompanhou os trabalhos e destacou a importância da ação preventiva. “Estamos próximos de completar um ano da enchente de maio e precisamos concentrar esforços para estarmos preparados. O trabalho do Sanep é essencial, pois permite elevar a capacidade dos canais e minimizar riscos futuros”, afirmou.
Segundo o diretor-presidente da autarquia, Ellemar Wojahn, a intervenção segue o modelo já aplicado na estrutura de bombeamento Olvebra, que apresentou bons resultados na drenagem da água acumulada. “Agora, estamos replicando a ação na casa de bombas leste para ampliar a eficiência do sistema”, explicou.
Além do bairro São Gonçalo, a limpeza dos canais da Guabiroba também está programada para esta semana. As equipes do Sanep atuam, ainda, na avenida Ferreira Viana, no bairro Areal, removendo vegetação excessiva e resíduos descartados irregularmente para garantir o correto funcionamento do sistema pluvial da cidade.
A previsão é de que o trabalho na casa de bombas leste seja concluído até o final desta semana. A continuidade das ações faz parte de um planejamento estratégico do município para reforçar a infraestrutura de drenagem e reduzir os impactos das chuvas fortes, protegendo a população contra novas enchentes.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper





Comentários