Pelotas discute avanços no saneamento com a Agesan e busca recursos para obras estruturantes
- luizfernandokopper
- 21 de mai.
- 1 min de leitura

A qualificação dos serviços de saneamento básico em Pelotas foi pauta de uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (21), no Paço Municipal, entre representantes da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan) e integrantes da administração municipal. O encontro destacou a importância da sustentabilidade econômico-financeira dos serviços, da qualificação técnica de projetos e da capacidade de captação de recursos federais para execução de obras de saneamento.
Durante a conversa, o diretor-geral da Agesan, Demétrius Gonzalez, enfatizou o papel da agência na orientação e fiscalização dos serviços de água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos. Ele também apresentou o trabalho da Agesan, que regula 132 municípios gaúchos, inclusive Pelotas, por meio do Sanep.
Entre os principais pontos debatidos estiveram o cumprimento das metas de universalização do abastecimento e esgotamento sanitário, além da adequação do sistema de drenagem urbana e contenção de cheias, em função das mudanças no regime climático. A evolução dos índices de reciclagem também foi apontada como prioridade para o município.
Participaram da reunião o diretor-presidente do Sanep, Ellemar Wojahn, o secretário de Planejamento e Gestão, Salvador Mandagará, e os diretores da Agesan Emanuele Manke (Regulação) e Vagner Mâncio (Normatização). A articulação entre município e agência busca garantir maior eficiência nos serviços e ampliar a capacidade de resposta diante dos desafios estruturais e ambientais.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários