PELOTAS: AÇÃO EMERGENCIAL EVITA ALAGAMENTOS NA Z3
- Enzzo Lopes
- 2 de jul. de 2025
- 1 min de leitura
A ação conjunta do Sanep, da Defesa Civil e da SSUI evitou a inundação da Colônia Z3 em Pelotas, protegendo residências e a ponte de acesso.

Um trabalho conjunto entre o Sanep, a Defesa Civil e a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) evitou a inundação da Colônia Z3, em Pelotas, na última semana. As equipes ergueram um dique e instalaram um sistema de bombeamento no arroio do Cedrinho para impedir o avanço da Lagoa dos Patos sobre as residências da região.
A ação também protegeu a ponte de acesso à comunidade, evitando o isolamento da Z3. Segundo o prefeito Fernando Marroni, a resposta rápida só foi possível graças ao planejamento e à integração entre os órgãos municipais. "Foi uma ação estratégica de contenção, possibilitada pela união de esforços e alinhamento da nossa Defesa Civil com a comunidade científica. Conseguimos dar essa resposta rápida, com servidores atuando, inclusive, durante a madrugada para levantar um dique, que protegeu a ponte e impediu que essa comunidade ficasse isolada", afirmou.
O município segue monitorando em tempo real os níveis dos mananciais, como o canal São Gonçalo e a Lagoa dos Patos, em função do frio intenso e do risco de nova elevação das águas. Sensores instalados pelo Sanep ajudam a antecipar medidas de contenção.





Comentários