top of page

Pedro Osório receberá estação de monitoramento hidrometeorológico

  • deborasaraivajv
  • 10 de set.
  • 1 min de leitura

As novas estações têm como objetivo qualificar o monitoramento hidrológico e meteorológico, fornecendo dados para a previsão e antecipação de desastres



ree

Pedro Osório foi contemplado com uma das 130 novas estações de monitoramento hidrometeorológico que estão sendo instaladas em todo o Rio Grande do Sul pelo projeto da Defesa Civil do Estado.


Na manhã desta terça-feira (09), o prefeito Ricardo Alves e o coordenador municipal da Defesa Civil, Lauri Centeno, acompanharam o início das obras de instalação da estrutura, que ficará localizada na ponte Adão Orlando Alves.


A iniciativa reforça o protagonismo científico e tecnológico da região Sul, evidenciado também no evento realizado nesta segunda-feira (08), em parceria com a UFPel e o Governo do Estado, que apresentou os resultados do projeto de cartografia de alta precisão voltado à resiliência climática.


Tecnologia para salvar vidas

As novas estações têm como objetivo qualificar o monitoramento hidrológico e meteorológico, fornecendo dados para a previsão e antecipação de desastres. Cada equipamento mede automaticamente a quantidade de chuva e o nível dos rios, transmitindo as informações em tempo real a cada 10 minutos.

Com precisão centimétrica e tecnologia avançada, os dados ficam disponíveis tanto ao público quanto às autoridades responsáveis pela gestão de riscos, permitindo identificar situações de perigo com antecedência. Isso garante que a população possa ser alertada com rapidez e eficiência.


Avanço na prevenção

Com a instalação da estação, Pedro Osório amplia sua rede de monitoramento e reforça o compromisso com a prevenção e a proteção da comunidade, em mais uma frente essencial para reduzir os impactos causados por eventos climáticos extremos.


Assessoria de imprensa

Comentários


bottom of page