Pedro Osório firmará parceria com Centro de Pelotas para qualificar atendimento a estudantes com TEA
- luizfernandokopper
- 8 de mai.
- 1 min de leitura

O município de Pedro Osório vai investir na formação continuada de seus profissionais da educação para garantir um atendimento mais inclusivo e especializado a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa foi confirmada nesta quarta-feira, 7 de maio, durante visita do secretário municipal de Educação, Márcio Fiori, e sua equipe técnica, ao Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura, em Pelotas.
Na ocasião, foi firmada uma parceria entre a Prefeitura de Pedro Osório e o Centro, que permitirá a capacitação de professores e demais profissionais da rede municipal. A proposta é promover um atendimento mais qualificado e individualizado, respeitando as especificidades dos alunos com TEA.
Recebida pela diretora da instituição, professora Débora Jacks, a comitiva conheceu de perto a estrutura física e os recursos utilizados no atendimento de aproximadamente 550 pessoas com TEA — entre crianças, jovens e adultos. O Centro oferece uma série de serviços especializados, como psicopedagogia, intervenção precoce, Atendimento Educacional Especializado (AEE), tecnologia assistiva, psicologia com orientação familiar, ludoterapia, arteterapia, psicomotricidade, educação física, terapia ocupacional e orientação educacional.
Durante a visita, os profissionais de Pedro Osório destacaram a importância da articulação entre os atendimentos complementares e a rotina escolar. Os serviços do Centro, vale lembrar, são sempre realizados em turno inverso ao das aulas regulares, reforçando o trabalho pedagógico sem comprometer o vínculo com a escola de origem.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Pedro Osório representa um passo importante na promoção da inclusão escolar e no fortalecimento da rede de apoio a estudantes com necessidades específicas, especialmente os com diagnóstico de TEA.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments