Palestras sobre igualdade racial promovem debate nas escolas de Pelotas
- Rádio Tupanci
- 10 de out.
- 2 min de leitura
Secretaria de Igualdade Racial realiza ações de conscientização e formação voltadas à comunidade escolar
Por Martha Cristina Melo

A Secretaria Municipal de Igualdade Racial (SMIR) vem percorrendo escolas da rede pública de Pelotas a fim de fortalecer o debate sobre educação antirracista. Nos últimos dias, quatro instituições receberam a palestra “Igualdade Racial na Escola”, com temas relacionados ao combate ao racismo, à legislação e à cidadania.
Durante os encontros, que tiveram início na última segunda-feira (6), o secretário Júlio Domingues destacou o papel da SMIR na construção de uma cidade mais inclusiva e no acolhimento das vítimas de racismo. Domingues, acompanhado do chefe de gabinete Jederson Borges e da assessora Isadora Caleiro, reforçou a importância do registro de ocorrências com o máximo de provas possíveis como vídeos, áudios e testemunhas.
Segundo o secretário da SMIR, a iniciativa visa a criação de ferramentas que ajudem estudantes e educadores a reconhecer e enfrentar o racismo cotidiano. “É necessário entender o quanto isso influencia nossas práticas, prejudica nossas relações sociais e agride pessoas negras”, afirmou.
Para o secretário, o maior desafio está em romper resistências dentro da própria comunidade escolar. “Nós vivemos em uma sociedade racista e, em muitos momentos, aqueles que fazem parte da comunidade escolar entendem que esse tipo de temática não é necessária, mas polêmica”, pontuou.
As palestras são adaptadas de acordo com o público — do ensino fundamental às atividades voltadas a professores. O formato inclui recursos audiovisuais, leitura de textos e materiais interativos que estimulam a participação dos alunos. “Sempre temos uma excelente participação”, avaliou Domingues.
De acordo com a SMIR, os resultados das ações têm sido positivos. Em escolas onde o tema já faz parte do cotidiano pedagógico, é possível perceber estudantes mais conscientes sobre o impacto do racismo e sobre o papel da população negra na formação histórica do país e da cidade.
As atividades começaram na segunda-feira (6), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha, e seguiram na terça-feira (7), com visitas à Escola Estadual Santo Antônio e à Escola Municipal Osvaldo Cruz, ambas no bairro Três Vendas. O ciclo de palestras foi encerrado nesta quinta-feira (9), na Escola Municipal de Educação Infantil Érico Veríssimo, no Navegantes.





Comentários