top of page

Orquestra Jovem Sesc Brasil faz sua principal apresentação em Pelotas no Festival Internacional de Música

  • luizfernandokopper
  • 29 de jan.
  • 2 min de leitura

Desde o início do Festival Internacional Sesc de Música, em 20 de janeiro, 58 jovens musicistas de dez estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Sul, se reuniram para ensaiar todos os dias no Theatro Sete de Abril. Depois de mais de uma semana de intensa preparação, a Orquestra Jovem Sesc Brasil se apresenta nesta quarta-feira (29), às 20h30, no Theatro Guarany, com um repertório diversificado, que mistura música de concerto e popular, sob a regência de Geovane Marquetti, do Rio de Janeiro.


Com idades entre 14 e vinte e poucos anos, os integrantes da orquestra tocam instrumentos de cordas, madeiras, metais e percussão. Eles são oriundos de projetos de musicalização de diferentes estados brasileiros, como Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Roraima, Sergipe e também do Polo Socioambiental do Sesc Pantanal. Além disso, há jovens músicos da Orquestra Estudantil do Areal, da Orquestra Municipal de Pelotas e, pela primeira vez, da Orquestra Jovem do Sesc RS.


Victor Juliano Conceição Ribeiro, do Mato Grosso, um dos músicos mais novos da orquestra, elogia a cidade de Pelotas: "Estou adorando. A cidade é muito movimentada e as pessoas daqui parecem realmente gostar de música", diz o jovem de 14 anos, que toca pandeiro, bumbo e caixa e é membro da Orquestra Jovem do Sesc MT desde os oito anos.


O regente Geovane Marquetti, natural de Volta Redonda (RJ), tem uma forte ligação com projetos sociais de incentivo à musicalização, já que foi formado em um projeto semelhante. Ele mora atualmente em Porto Alegre e integra importantes orquestras, como a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e a Orquestra Theatro São Pedro. Para Marquetti, os projetos sociais desempenham um papel crucial no desenvolvimento desses jovens músicos, proporcionando oportunidades de aprendizado com profissionais qualificados.


A apresentação de hoje à noite, no Theatro Guarany, contará com um repertório variado:

  • Reisado do Pastoreio - Batuque, de Lorenzo Fernandez, adaptação de Dhouglas Umabel

  • Into the Storm, de Robert W. Smith, adaptação de Dhouglas Umabel

  • Especial Sambas, arranjo de Dhouglas Umabel

  • The Beatles, arranjo de Dhouglas Umabel


Embora o projeto Orquestra Jovem do Sesc exista em vários estados brasileiros há anos, sua estreia no Rio Grande do Sul aconteceu neste mês. A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 600 para os participantes, além de transporte e alimentação, e busca desenvolver o talento artístico dos jovens, promovendo a socialização e vivência musical em grupo. Com aulas iniciadas em 6 de janeiro deste ano, na Unidade do Sesc de Pelotas, o projeto visa fomentar a formação cidadã e o desenvolvimento musical dos alunos.


Não perca a oportunidade de prestigiar essa talentosa juventude em sua primeira grande apresentação no Rio Grande do Sul.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Comments


bottom of page