top of page

Operação Quasar mira PCC e cumpre mandados na Faria Lima

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • há 2 dias
  • 1 min de leitura

Ação da PF e Receita Federal cumpre mandados em São Paulo e bloqueia R$1,2 bilhão ligados a fraudes financeiras envolvendo o crime organizado


Por Clarissa Ribeiro

Foto: CNN
Foto: CNN

A Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, realizou nesta quinta-feira (28) uma operação voltada ao combate à atuação do crime organizado, principalmente a facção PCC. A operação Quasar tem por objetivo desarticular esquemas de lavagem de dinheiro e o envolvimento de organizações criminosas. A operação é cumprida na Avenida Faria Lima, principal centro comercial do país, localizada na capital paulista.


A ação mira gestões fraudulentas de instituições financeiras, e identificou um esquema sofisticado que utilizava fundos de investimentos para ocultar patrimônio com indícios de ligação com facções criminosas e de origem ilícita. De acordo com a PF, em entrevista à CNN, a estrutura criminosa operava por meio de múltiplas camadas societárias e financeiras, nas quais fundos de investimentos obtinham participação em outros fundos. Esse sistema complexo blinda o patrimônio, oculta a origem dos recursos e dificultava a identificação dos verdadeiros beneficiários.


Entre as estratégias utilizadas, segundo a CNN, estavam transações simuladas de compra e venda de ativos entre empresas do mesmo grupo, sem propósito econômico verdadeiro.


Os agentes cumprem 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto. A Justiça Federal autorizou o bloqueio de bens e valores até um limite estimado de cerca de R$1,2 bilhão, valor que corresponde às autuações fiscais já realizadas. Além disso, também foi determinado o afastamento dos sigilos bancários e fiscal de pessoas físicas e jurídicas envolvidas, bem como o sequestro integral de fundos de investimentos utilizados para movimentação ilícita.

Comentários


bottom of page