
A segurança dos foliões tem sido prioridade para a Prefeitura de Pelotas durante o Carnaval de Rua 2025. Com cerca de 60 desfiles programados, incluindo blocos, bandas e cordões carnavalescos, as forças de segurança atuam de forma integrada para garantir um ambiente seguro para os participantes.
Até o momento, 15 desfiles já ocorreram dentro da programação da Liga de Blocos de Rua e Cordões Carnavalescos de Pelotas, sendo nove apenas no último final de semana. Entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, mais 17 desfiles estão previstos em seis bairros do município. Para garantir a tranquilidade da festa, a Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros realizam operações coordenadas com base no cronograma oficial, na estimativa de público e nos trajetos divulgados pela organização.
O secretário de Segurança Pública, Márcio Medeiros, afirmou que, até o momento, o Carnaval tem transcorrido sem incidentes graves, mas reforçou a importância de alguns cuidados para evitar transtornos.
Orientações para o Carnaval de Rua:
Evite expor itens de valor; atenção com bolsas e celulares (não deixe na parte de trás do corpo, onde facilita roubo ou furto).
Evite locais isolados ou ficar sozinho em multidões.
Se sair com mais pessoas, marque um ponto de encontro ao final do desfile.
Redobre a atenção em lugares cheios.
Não aceite bebidas de desconhecidos.
Planeje-se para não dirigir caso tenha a intenção de beber.
Não dirija após consumir bebida alcoólica.
Observe e respeite as orientações dos blocos (horários de início, andamento e término do desfile).
Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
Beba bastante água.
Respeite as liberdades individuais, especialmente as mulheres ("Não é não!").
Respeite as áreas de proteção reservadas às pessoas com deficiência ou que se sintam inseguras.
Sobre essa última questão, o secretário Márcio Medeiros destacou que, se alguém sofrer ou testemunhar qualquer tipo de abuso, ameaça, agressão ou constrangimento, deve procurar as forças de segurança pública. Caso não encontre ninguém por perto, deve ligar para a Guarda Municipal (153) ou Brigada Militar (190).
"Os encarregados de segurança estão orientados quanto ao respeito das liberdades individuais e, caso seja constatado algum tipo de delito, tomarão as devidas providências", explicou o secretário.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments