A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 11 de dezembro, a Operação Ânfora, com o objetivo de desarticular um esquema milionário de descaminho envolvendo o comércio clandestino de bebidas importadas do Uruguai e da Argentina. A ação, que contou com a participação de 36 policiais federais, visou a desarticulação de uma rede de operações com base na região central do Rio Grande do Sul.
Foram cumpridos 9 mandados de busca e apreensão, sendo 8 em Santa Maria e 1 em Uruguaiana. A Justiça Federal de Santa Maria também determinou medidas cautelares, como o sequestro de bens imóveis, apreensão de veículos e bloqueio de valores em contas bancárias, até o limite de R$ 2 milhões. Entre as restrições impostas, estão a proibição de saída do país, suspensão do direito de dirigir e monitoramento eletrônico dos investigados.
As investigações começaram em 2022, após denúncias sobre a comercialização em larga escala de bebidas estrangeiras em Santa Maria. O esquema, que movimentava milhões desde 2021, resultou em quatro grandes apreensões de mercadorias, sendo três delas em 2024. Durante a operação de hoje, mais de 1.000 garrafas de bebidas importadas foram apreendidas, além da prisão em flagrante de um dos envolvidos por descaminho.
Além do descaminho, foram identificados indícios de operações financeiras ilegais realizadas por meio de uma conta bancária vinculada a uma agência lotérica de Santa Maria. A Polícia Federal segue investigando o caso, com o objetivo de desvelar toda a rede criminosa. Os envolvidos poderão responder por Descaminho, Associação Criminosa e Lavagem de Capitais, com penas que podem chegar a 17 anos de reclusão.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: PF
Comments