
A intensa onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul deve persistir pelos próximos 10 dias, com temperaturas podendo chegar a 40°C em algumas regiões. A previsão é do meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nesta segunda-feira (24), municípios da Região Metropolitana e dos Vales registraram máximas entre 37°C e 38°C, enquanto na Metade Oeste – que inclui as regiões Central, Missões, Noroeste, parte da Campanha e Norte – os termômetros se aproximaram dos 40°C. O pico de temperatura na Região Metropolitana deve ocorrer entre terça (25) e quarta-feira (26), enquanto na Fronteira Oeste e demais regiões, a maior elevação térmica é esperada para quarta e quinta-feira (27).
A elevação é resultado da terceira onda de calor que afeta o Estado em 2025. Segundo Schneider, alertas do Inmet indicam que os termômetros podem marcar até 5°C acima da média.
Além do calor intenso, o abafamento favorece a formação de nuvens carregadas e o risco de temporais isolados, especialmente no final da tarde e início da noite. A instabilidade já afetou municípios da Metade Oeste nesta segunda-feira e deve continuar nos próximos dias, com pancadas de chuva localizadas.
A onda de calor segue elevando as temperaturas recordes no Estado. No início de fevereiro, Quaraí atingiu 43,8°C, a maior temperatura já registrada no Rio Grande do Sul desde 1910.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Komentari