Nova praça inclusiva da APADPel é entregue à comunidade
- Jean Pierre Knepper
- 3 de nov.
- 2 min de leitura
A obra foi viabilizada pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB)
Por Clarissa Ribeiro / JTR

A praça inclusiva da Associação de Pais de Pessoas com Síndrome de Down de Pelotas (APADPel) foi oficialmente entregue na tarde desta sexta-feira (31). Viabilizado pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), o local visa promover a integração e a inclusão por meio dos brinquedos adaptados não apenas aos 100 usuários da associação, mas também para toda a comunidade.
A praça, que foi construída em março deste ano e funciona desde então, contou com um investimento de R$ 180 mil – recurso garantido pelo parlamentar. De acordo com o deputado, promover momentos como estes é essencial para a comunidade.
“Essa é uma entrega que acontece hoje em Pelotas para a APADPel, que já tem sede própria, que tem casas, mas que não tinha uma praça colorida e inclusiva. O nosso mandato garantiu em Brasília recursos para que este sonho da APADPel acontecesse e, hoje, a gente está fazendo essa entrega, uma praça colorida, cheia de vida e com brinquedos para todos os usuários da APADPel. Esse é nosso papel, acreditar, trabalhar e ajudar Pelotas, as pessoas com deficiência e as nossas instituições”, disse.
Trzeciak afirmou ainda que a entrega simboliza a esperança de um futuro melhor para a comunidade. “Quando nasce um sonho da APADPel nasce também a esperança para que os filhos possam ter um futuro melhor. Esse sonho começou pequeno e não poderíamos imaginar que estaríamos em 2025 com sede própria, brechó…”, ressaltou o deputado.
Segundo Luana Braga, diretora-presidente da APADPEL, a conquista alcançada depois de oito anos é repleta de recursos para o desenvolvimento e integração das crianças.
“Ela é toda adaptada pensando nas pessoas com deficiência e com Síndrome de Down, onde os terapeutas podem utilizar os recursos porque ela é bem colorida, ela tem números, formas, isso tudo é utilizado. Tem brinquedos para equilíbrio, o balanço tem assento emborrachado e o escorrega é explorador, então todos os brinquedos são bem divertidos, diferentes e acessíveis”, destacou.
A diretora-presidente destacou também que as crianças da comunidade poderão usufruir do espaço e interagir com os usuários da APADPel.





Comentários