top of page

Natal Solidário de Jaguarão completa 15 anos com meta ousada para final do ano

  • Foto do escritor: Jean Pierre Knepper
    Jean Pierre Knepper
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura

Projeto do empreendedor Faris Cruz quer arrecadar cinco mil brinquedos para presentear crianças nas comunidades da fronteira


Por Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O projeto Natal Solidário, de Jaguarão, completa 15 anos de atividade em 2025. A ação, que ocorre desde 2010, e já levou alegria para o natal de aproximadamente doze mil crianças da cidade na fronteira. E para esta edição, o empreendedor e organizador Faris Cruz estabeleceu uma meta audaciosa: entregar cinco mil brinquedos para as crianças.


Lotar caçambas de picapes com brinquedos e alimentos viraram rotina nos finais de ano de Cruz. Ele conta que a ideia surgiu de uma inquietação sua. “Eu comecei a sentir que precisava fazer alguma coisa, ajudar”, explica. O empreendedor reuniu alguns amigos e parceiros e passou a arrecadar doações, que iniciaram apenas com alimentos não perecíveis, mas que logo mais se tornou algo maior.


Para ajudar, jogadores de futebol e futsal do município foram convidados para participar de uma partida solidária. Os ingressos para assistir aos jogos eram alimentos não perecíveis ou, também, um valor simbólico, revertido para instituições de assistência e para a Santa Casa de Caridade de Jaguarão. Após as partidas, as doações de alimentos eram reunidas e se transformavam em cestas básicas, todas elas entregues na comunidade de Jaguarão.


Os números ao longo das edições impressionam, visto que, em quinze anos de projeto, foram doados cerca de 25 mil quilos de alimentos. “Em uma cidade com 26 mil habitantes, é quase como se cada jaguarense tivesse recebido um quilo de alimento desde o início do projeto”, ressalta Cruz.


Em 2021, o Projeto Natal Solidário deu mais um passo e passou a arrecadar também brinquedos. Desde então, 12 mil unidades foram recebidas por doação e entregues às crianças da cidade. Só na última edição, em 2024, aproximadamente 3.200 brinquedos foram arrecadados e distribuídos em Jaguarão.


O desafio de 2025

Em uma ano tão especial para o empreendedor, ele afirma querer superar as edições passadas com um evento ainda maior. O projeto está reunindo recursos para montar um caminhão iluminado, que vai levar o Papai Noel para distribuir balas e brinquedos pelas ruas de Jaguarão. “Nossa maior meta é alcançar cinco mil brinquedos nesta edição”, conta o organizador.


Por isso, o grupo do Natal Solidário já está buscando donativos e parceiros para apoiar a causa. Balas, pirulitos e brinquedos podem ser entregues diretamente aos organizadores, marcando horário e local pelo contato (53) 98411.8171. As doações em dinheiro podem ser feitas via PIX, de qualquer valor, na chave CPF 010.673.630-25, em nome de Faris Cruz. “A gente pede que o pessoal faça as doações até o dia 15 de dezembro, para dar tempo de fazer as compras antes do evento e embrulhar todos os brinquedos”, reforça o organizador. Vale lembrar que o projeto é totalmente beneficente, sem lucro ou qualquer remuneração aos organizadores.

Comentários


bottom of page