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Número de clientes que se dizem lesados pela agência Orange Travel dobra em nove dias; prejuízo já soma R$ 600 mil

  • luizfernandokopper
  • 30 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

O número de clientes que relatam prejuízos com a agência de viagens Orange Travel, de Viamão, segue aumentando. Em um grupo de WhatsApp criado para reunir consumidores afetados, o total de membros dobrou em apenas nove dias, chegando a 120 pessoas de diferentes regiões do país. Segundo estimativas do grupo, as perdas acumuladas já ultrapassam R$ 600 mil.


De acordo com os relatos, clientes pagaram por pacotes turísticos que foram cancelados sem o devido reembolso. As viagens incluíam destinos como Orlando, Montevidéu, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Atacama e Punta Cana. Há casos de prejuízos que variam de R$ 1,5 mil a R$ 52 mil, com grande parte das queixas girando em torno de valores próximos a R$ 17 mil.


Na última semana, turistas que haviam adquirido pacotes para viagens curtas, como um “bate e volta” a Gramado, também se juntaram ao grupo após cancelamentos de última hora.


A 1ª Delegacia de Polícia de Viamão reabriu a investigação, tratando o caso como possível estelionato. Segundo a delegada Jeiselaure de Souza, o número de registros de ocorrência aumentou consideravelmente, mas a empresa ainda não foi formalmente ouvida. A orientação é para que as vítimas sigam registrando boletins de ocorrência, presencialmente ou de forma online, com toda a documentação que comprove a negociação.


Proprietários da agência já teriam antecedentes por práticas semelhantes, segundo a delegada. A empresa anterior, que também faliu sem reembolsar clientes, operava com o mesmo modelo de negócio.


Clientes frustrados

Entre os consumidores afetados está André Ronaldo de Jesus, autônomo de Gravataí, que planejava passar o Ano-Novo em Montevidéu. A viagem foi cancelada no dia 19 de dezembro, a poucos dias da partida. Ao tentar contato com a agência, André encontrou o escritório fechado. O prejuízo dele e de outros passageiros do mesmo ônibus ultrapassa R$ 80 mil.


Outros clientes relatam experiências frustrantes em viagens realizadas com a Orange Travel. Em novembro, um grupo que havia contratado um pacote para Montevidéu teve o roteiro e a hospedagem alterados no dia do embarque, sem aviso prévio. Gil Cunha, um dos passageiros, descreveu a experiência como “horrível”, com problemas como falta de internet, água gelada e má estrutura do hotel.


Enquanto aguardam respostas, os clientes seguem trocando informações e organizando provas para colaborar com as investigações.


Posicionamento da empresa

A Orange Travel não respondeu aos contatos feitos pela reportagem. Em nota divulgada anteriormente, a agência alegou que cancelamentos ocorreram devido à falta de passageiros suficientes para alguns roteiros e que os reembolsos serão feitos no prazo de 90 dias. Sobre a investigação policial, afirmou não ter sido notificada formalmente.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Fonte e foto: GZH

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