top of page

Município notifica empresa por problemas no pavimento da Fernando Osório

  • Foto do escritor: Jean Pierre Knepper
    Jean Pierre Knepper
  • 21 de out.
  • 2 min de leitura

Fiscalização da Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Pelotas constatou buracos e outras avarias


Por Secretaria de Comunicação

Foto: Volmer Perez (Secom)
Foto: Volmer Perez (Secom)

A Prefeitura, por meio da fiscalização da equipe de engenheiros da Secretaria de Urbanismo (Seurb), notificou no início de setembro a empresa responsável pela obra de requalificação da avenida Fernando Osório em razão de avarias no pavimento antes da entrega da obra. Os reparos, que já estão em andamento pela construtora vencedora da licitação, não representam custos ao município. A competência da intervenção cabe à empresa, que deve executar o serviço seguindo critérios de qualidade previstos em contrato.


Os problemas de ordem estrutural ocorrem na aplicação do pavimento asfáltico e no acabamento, com emendas com o pavimento existente. Apesar do aditivo contratual autorizado na atual gestão para o aumento da espessura da camada final de revestimento asfáltico (de dois para três centímetros), os engenheiros da Seurb não constataram melhorias. Durante as inspeções técnicas foram observadas irregularidades como buracos e sinais de deterioração prematura do pavimento, camada final porosa em diversos trechos e ainda depressões acentuadas em locais com escavação profunda. 


Diante do problema, a Prefeitura, via notificação, exigiu plano detalhado de ação para reparo dos trechos danificados, cronograma para execução das correções e medidas de controle de qualidade para prevenir reincidência das falhas. 


A obra de requalificação da avenida Fernando Osório começou em agosto do ano passado, após abertura do processo de licitação. O orçamento, com recursos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Finisa e município, é de R$ 12,3 milhões. A entrega será feita após a sinalização horizontal (pintura) e vertical (placas), etapa que depende dos últimos reparos na capa asfáltica. Vai começar, segundo a equipe técnica da Seurb, a partir da praça 1º de Maio (Praça do Colono) sentido centro-bairro.

Comentários


bottom of page