top of page

MPRS inaugura segunda central de atendimento às vítimas e familiares em Pelotas

Na manhã desta quarta-feira (26), o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) inaugurou a segunda Central de Atendimento às Vítimas e Familiares de Vítimas de Crimes e Atos Infracionais do Interior do Estado, no município de Pelotas. A central, batizada de "Bem-me-quer", é a terceira do MPRS, após a abertura da primeira em Porto Alegre, em dezembro de 2023, e a segunda em Caxias do Sul.


O espaço tem como objetivo proporcionar apoio, acolhimento, orientação e acesso à informação para as vítimas de crimes, assegurando seus direitos no processo penal. Durante a inauguração, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, destacou o impacto transformador da iniciativa, enfatizando o alívio das vítimas ao deixarem de carregar a culpa pela violência sofrida. "Este espaço vai nos aproximar ainda mais da sociedade para seguir fazendo um trabalho já reconhecido", afirmou Saltz.


O corregedor-geral do MP, Fábio Roque Sbardellotto, ressaltou a importância do protagonismo do MPRS na implementação de serviços inovadores para a proteção das vítimas. A promotora Alessandra Moura Bastian da Cunha, coordenadora do CAOCRIM e idealizadora do projeto, considerou a inauguração em Pelotas como um avanço na rede de proteção às vítimas no Estado.


O promotor de Justiça de Pelotas, Rudimar Tonini Soares, destacou a relevância do novo espaço para a região Sul, reafirmando o compromisso do MPRS com a efetiva garantia dos direitos das vítimas. A central "Bem-me-quer" também tem como objetivo fortalecer a rede de apoio em diversas cidades do Estado, com novas unidades previstas para Lajeado, Passo Fundo, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.


O evento contou com a presença de representantes do MPRS, promotores de diversas cidades da região, autoridades locais e representantes de instituições parceiras, como a Universidade Federal de Pelotas, a Polícia Civil, o Ministério Público do Trabalho e a OAB.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Comments


bottom of page