top of page

Ministra da Saúde destaca parcerias e projetos para tornar Pelotas referência no atendimento do SUS

  • luizfernandokopper
  • 24 de jan.
  • 2 min de leitura

Na manhã desta quinta-feira (23), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, visitou Pelotas e anunciou uma série de iniciativas que têm como objetivo transformar a cidade em referência no atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a agenda, que contou com a presença do prefeito Fernando Marroni, a ministra participou de reuniões técnicas, visitou as obras do futuro Hospital Regional de Pronto Socorro (HRPS) e apresentou importantes projetos federais voltados à saúde pública.


Entre as iniciativas, destaca-se o Programa Mais Acesso a Especialistas (Pmae), que visa reduzir as filas no SUS, e a Rede Alyne, voltada para a saúde materna e da primeira infância. Além disso, foi discutido o programa Wolbachia, que combate a dengue com o uso de mosquitos esterilizados. Pelotas já está inserida em todas essas ações.


“A nossa proposta não é anunciar um pacotão de recursos, mas sim traçar um plano conjunto para fortalecer ainda mais a parceria entre o governo federal e a Prefeitura”, afirmou Nísia, destacando a importância de um trabalho colaborativo. Durante a visita, a ministra também ressaltou que as ações em Pelotas já estão em andamento, com reuniões técnicas entre as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e do Ministério.


Com o Pmae, a Prefeitura de Pelotas busca acelerar o atendimento no SUS, especialmente para resolver a demanda de 60 mil consultas com especialistas e a alta quantidade de pacientes aguardando leitos de internação. Já o Rede Alyne tem o objetivo de reduzir a mortalidade infantil, com a contratação de enfermeiros para atender gestantes e crianças.


O prefeito Fernando Marroni enfatizou que Pelotas, com suas duas faculdades de Medicina e três de Enfermagem, é um exemplo de potencial para o SUS, e o apoio do governo federal será essencial para alcançar o objetivo de tornar a cidade uma referência na área.


Além disso, Nísia Trindade garantiu o apoio do governo federal para a continuidade das obras do Hospital Escola, incluído no PAC Cidades, e para o avanço do HRPS, cujas obras já estão 75% concluídas. Ela também se reuniu com gestores de hospitais locais e assegurou a manutenção do teto financeiro para as unidades.


A visita da ministra reforça o compromisso de tornar Pelotas uma cidade modelo no atendimento de saúde, com o apoio contínuo dos governos federal e municipal.



Com informações: Jornalista Fernando Kopper



Comments


bottom of page