
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para um episódio de instabilidade previsto para este fim de semana, que pode trazer chuvas com volumes localmente elevados ou excessivos e risco de rajadas de vento forte, além de temporais isolados. A situação está associada à formação de duas potenciais áreas de baixa pressão, que podem evoluir para ciclones, configurando um cenário meteorológico complexo.
As áreas com maior atenção são o Sul e o Leste do Rio Grande do Sul, incluindo localidades como Pelotas, Rio Grande, Chuí e Santa Vitória do Palmar. O modelo WRF, baseado no sistema norte-americano GFS, projeta volumes de chuva muito altos, capazes de causar alagamentos e inundações. Já o modelo WRF europeu concentra os maiores acumulados no extremo Sul gaúcho, com menor impacto em regiões mais ao Norte.
Além disso, o risco de vento significativo é mais elevado no Uruguai e no Sul do RS, especialmente no Chuí e em Santa Vitória do Palmar. No Leste do estado e possivelmente no Sul de Santa Catarina, o risco de ventos intensos é menor, mas não descartado.
A MetSul destaca a incerteza dos modelos meteorológicos sobre o comportamento da segunda área de baixa pressão, que pode se transformar em um ciclone atípico com trajetória incomum, trazendo impactos localizados mais severos.
A população das regiões afetadas deve acompanhar as atualizações meteorológicas e adotar medidas preventivas para minimizar riscos.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
コメント