Mesmo fora da alta temporada, Pelotas intensifica obras de drenagem no Laranjal e em outros bairros do município
- luizfernandokopper
- 21 de mai.
- 2 min de leitura

Mesmo com o fim do verão, a Prefeitura de Pelotas segue com presença ativa no Laranjal. Pelo segundo dia consecutivo, equipes coordenadas pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) dão continuidade à recuperação da rede de microdrenagem no balneário Valverde, especialmente na área conhecida como Valverde Fundos, que possui mais de 120 mil metros quadrados e cerca de 600 moradores.
A operação, que ocorre na sequência do mutirão que reuniu mais de 200 trabalhadores na última quinta-feira (15), busca desobstruir mais de quatro quilômetros de valetas tomadas por sujeira e sedimentos, além de estruturas com tubos irregulares. Desde segunda-feira, a Prefeitura atua com três caçambas, três retroescavadeiras, equipes de roçado e drenagem e o apoio da Coordenadoria de Ações Comunitárias (Cosac) do Laranjal. A expectativa é de que os trabalhos na região se estendam por mais dias, diante do volume e da complexidade dos serviços.
Simultaneamente, no Balneário dos Prazeres, avança a obra na rua Torres, entre Capivari do Sul e Candelária. A via estava intransitável para o transporte coletivo devido à precariedade da travessia de drenagem. A estrutura anterior foi substituída por três novas canalizações de concreto, doadas pelo Sanep, permitindo o escoamento adequado das águas pluviais e cloacais, o que eliminou os alagamentos e o mau cheiro nas residências da região. A próxima etapa da obra inclui colocação de saibro, cascote e patrolamento do piso.
As ações no Laranjal integram um esforço mais amplo da Prefeitura, que mantém outras três frentes de trabalho de microdrenagem ativas na cidade. Equipes da Ssui também atuam nas ruas Direitos Humanos, no bairro Navegantes; na Vila Governaço, no Fragata; e na rua 22 de Maio, na zona norte.
– Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments