top of page

Mais de 1,2 milhão de aposentados e pensionistas do INSS serão ressarcidos até quinta-feira (31)

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 30 de jul.
  • 2 min de leitura

Descontos indevidos serão devolvidos em parcela única, com correção pelo IPCA; prazo para adesão ao acordo vai até 14 de novembro

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Mais de 1,2 milhão de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão, até a próxima quinta-feira (31), os valores descontados de forma indevida por associações e entidades representativas. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (29) pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, durante reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).


De acordo com o ministro, 1.238.779 beneficiários terão sido ressarcidos até o fim do mês, o que representa 91,4% das adesões já realizadas ao acordo. Desde o início dos pagamentos, em 24 de julho, mais de 1 milhão de pessoas já foram contempladas. “É muita coisa em menos de dez dias”, destacou Queiroz.


Acordo de ressarcimento


O acordo de devolução dos valores foi oferecido a segurados que sofreram descontos indevidos de contribuições associativas em seus benefícios e não foram ressarcidos pelas entidades responsáveis. Segundo dados do INSS, 2,33 milhões de pessoas comunicaram ter sofrido esses descontos, mas até agora apenas 1,35 milhão aderiram ao acordo – o equivalente a 58,1% dos aptos.


O pagamento ocorre em parcela única, com correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial. A ordem de pagamento respeita a data de adesão: quem aderiu primeiro, recebe primeiro.


O ressarcimento será feito com base em créditos extraordinários abertos por medida provisória, no valor total de R$ 3,3 bilhões. Por se tratar de recurso fora do arcabouço fiscal, ele não entra nas contas de resultado primário nem no limite de gastos públicos.


Como aderir ao acordo


A adesão é gratuita e pode ser feita até o dia 14 de novembro de 2025, exclusivamente pelos seguintes canais:


  • Aplicativo ou site Meu INSS

  • Agências dos Correios


A central telefônica 135 está disponível apenas para consultas e contestações, mas não realiza adesões.


Antes de assinar o acordo, o aposentado ou pensionista pode consultar o valor a ser recebido. Para aceitar pelo app Meu INSS, basta:


  1. Acessar o aplicativo com CPF e senha;

  2. Clicar em “Consultar Pedidos” e depois em “Cumprir Exigência”;

  3. Ler o comentário mais recente e selecionar “Sim” no campo “Aceito receber”;

  4. Clicar em “Enviar” e aguardar o pagamento.


Quem pode aderir


Podem aderir ao acordo os aposentados e pensionistas que:


  • Contestaram os descontos indevidos no INSS;

  • Não receberam resposta da entidade ou associação em até 15 dias úteis após a contestação.


Segundo o governo, mensagens estão sendo enviadas via WhatsApp aos beneficiários que ainda não aderiram ao acordo. Além disso, bancos pagadores também estão avisando seus clientes sobre o direito à restituição.

Comentários


bottom of page