Leis de incentivo fortalecem a 51ª Feira do Livro de Pelotas
- Rádio Tupanci
- 29 de out.
- 3 min de leitura
Com apoio da LIC RS e da Lei Rouanet evento conseguiu parceiros que garantem a realização do maior evento cultural da cidade

Com 18 dias de programação, a 51ª Feira do Livro de Pelotas, se consolida como o maior evento cultural do município e o único completamente gratuito. Para que isso seja possível, as leis de fomento à cultura desempenham um papel fundamental na captação de recursos e atração de parceiros para eventol.
“A Feira do Livro não acontece sem o apoio dos nossos patrocinadores porque são essas empresas, que ainda acreditam na literatura e no poder transformador da leitura, fazem a feira acontecer. Sem esse apoio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e da Lei Rouanet, a gente não teria como realizar esse evento”, destaca o presidente da edição, André de Souza.
Realizada pela Câmara Pelotense do Livro, Santa Fé Produtora e Patrimônio, com co-realização do Sesc–Fecomércio, IFEP, Senac e Sindicatos Empresariais, a Feira do Livro de Pelotas tem o Ministério da Cultura como apresentador e conta com o financiamento do Pró-Cultura RS e da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Por meio da Lei Rouanet, empresas como Unicred e CMPC tornaram-se patrocinadoras, garantindo os recursos para pagamento da estrutura e atrações da programação.
“Para a Unicred, apoiar a Feira do Livro de Pelotas é uma forma de retribuir à comunidade tudo o que construímos juntos. Acreditamos no poder da leitura e da educação como caminhos para o crescimento pessoal e coletivo. Acreditamos que a educação, seja ela literária, social ou financeira, é um instrumento poderoso de transformação”, destaca o diretor executivo da Unicred, Carlos Roberto Medina.
A instituição estará presente na Feira do Livro para mostrar às crianças que falar sobre dinheiro pode ser simples e divertido. A mascote Bel será a responsável por transformar o aprendizado em diversão e aproximar as famílias do tema.
Outros apoiadores, via LIC-RS, também contribuem para a realização do evento, como o Grupo Guanabara, Biscoitos Zezé, Osirnet, Pracasa Lorenzet, CEEE Equatorial e Arroz Tio João.
“Acreditamos no poder da educação e da leitura como instrumentos de transformação. Por isso, apoiamos iniciativas como a 51ª Feira do Livro de Pelotas, que promove o acesso ao conhecimento, incentiva a formação de leitores e fortalece a cidadania por meio da cultura”, comenta Luciana Teixeira, analista de responsabilidade social da CEEE Equatorial.
Patrocinadores e parcerias
A 51ª Feira do Livro de Pelotas tem patrocínio direto de Sicredi, Portos RS e Governo do Estado, além do apoio de instituições, veículos de imprensa e entidades locais, como Prefeitura de Pelotas e Bibliotheca Pública Pelotense.
Segundo Cristina Porciúncula, produtora da feira e diretora da CM Comunicação e Marketing, os mecanismos de fomento são fundamentais para que a programação gratuita e diversa chegue ao público.
“Quando uma empresa investe, seja via incentivo fiscal ou com recursos próprios, ela está contribuindo para o desenvolvimento cultural e para a formação de leitores. É uma provocação positiva para que mais empresas entendam que investir em cultura é investir na comunidade”, diz.
Além de reunir livrarias, autores, escolas e entidades culturais, a 51ª Feira do Livro de Pelotas se consolida como um espaço de encontros literários, música, arte e democratização do conhecimento, oferecendo ao público uma programação intensa.
Serviço
O que: 51ª Feira do Livro de Pelotas
Quando: 30 de outubro a 16 de novembro de 2025
Onde: Praça Coronel Pedro Osório – Pelotas/RS





Comentários