"Já está nos finalmentes" afirma presidente do Brasil sobre processo de transição para SAF
- Lucas Duarte Maciel
- há 5 horas
- 2 min de leitura
Vilmar Xavier citou o que falta para o Brasil terminar o processo de SAF
Por O Bairrista

O presidente do Brasil, Vilmar Xavier, se pronunciou na noite desta terça-feira (3) através do canal do YouTube do Brasil sobre a transição do clube para Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Processo novo no Rio Grande do Sul, uma vez que o Xavante é o primeiro clube gaúcho a passar por esta transição, o cenário requer cautela.
Durante sua fala, Xavier pontuou a importância do sócio se manter em dia com a mensalidade para ajudar o clube nas dispesas. "Hoje a principal receita da associação do Grêmio Esportivo Brasil é o sócio. Não temos bilheteria, não temos jogos, onde tem cotas e coisas assim. Patrocínios praticamente encerraram no fim do ano, porque o objetivo era que a partir de 2026 viesse e SAF, onde está bem encaminhada", pontuou.
Sobre o processo de transição para SAF, Vilmar afirmou que "já está nos finalmentes', mas que algumas etapas ainda serão encaradas.
O dirigente pontuou tópicos como: aprovação por parte da Junta Comercial quanto ao Grêmio Esportivo Brasil SAF; assinatura dos contratos (que pode ocorrer em paralelo); e Reunião do Conselho Deliberativo para aprovar os contratos que a Executiva irá assinar junto ao Consórcio. Além disso o clube deverá ter seu registro realizado junto às entidades, como Federação Gaúcha de Futebol, para que possa participar de competições oficiais.
Conforme o presidente do clube, até o final do mês de fevereiro o processo deve ser finalizado. "Está dentro do cronograma e por enquanto não está atrasado. O futebol tem que começar em março. O Consórcio Xavante já está atuando, já está trabalhando tanto na área do futebol, administrativa e área de patrimônio. Já está havendo uma transição da executiva atual para o Consórcio Xavante", finalizou.





Comentários