José Luís Marasco celebra cotidiano em nova coletânea de contos
- Rádio Tupanci
- 20 de out. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de out. de 2025
Com sua nova obra, o advogado e professor retorna à literatura de ficção após mais de uma década
Por Martha Cristina Melo

O advogado e professor José Luís Marasco Cavalheiro Leite retorna à literatura de ficção com o lançamento de “Um Leitor Comum”, sua nova coletânea de contos, publicada pela editora Ardotempo. O evento oficial ocorre no dia 28 de outubro, às 19h, no Instituto João Simões Lopes Neto.
Doze anos após a publicação de “Rastros num caminho - jogos de ficção e realidade”, Marasco retorna ao gênero que o consagrou com uma escrita marcada pela observação das contradições humanas. A nova obra, por sua vez, reúne histórias que transitam entre o humor, o drama e a introspecção, revelando situações cotidianas em que, segundo o autor, o leitor pode se reconhecer.
Com prefácio de Antônio Hohlfeldt e fotografias de Luiz Carlos Vaz e Paulo Rosa, a obra reforça a parceria entre o autor e nomes em destaque da cultura gaúcha. No início de outubro, a obra teve seu pré-lançamento em Porto Alegre e, no dia 28, retorna à Pelotas, cidade em que Marasco reside.
“Os escritos reunidos em Um Leitor Comum nos proporcionam, além de uma estrutura literária construída com maestria, uma percepção aguda da condição humana (...)”, afirmou o diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas, Oscar Magalhães.
Sobre o autor
Graduado em direito e filosofia, com pós-graduação em sociologia pela Universidade de Manitoba (Canadá), Marasco atuou por mais de quatro décadas enquanto professor nas universidades Federal e Católica de Pelotas. Além da nova obra, o autor também é responsável por “Pontos de Vista” e “Compreensão da Responsabilidade Civil”.





Comentários