top of page

Inmet emite alertas de tempestade com ventos de até 100 km/h em todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de "perigo de tempestade" que abrangem todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (6). A previsão aponta para rajadas de vento que podem alcançar até 100 km/h, chuva volumosa e possibilidade de queda de granizo em diversas regiões do Estado.


Desde às 11 horas entrou em vigor um alerta de nível laranja — a segunda mais alta na escala de severidade — válido até as 23h59. Ele abrange Porto Alegre, Vales, Serra, e as regiões Metropolitana, Central, Noroeste e Norte. Nestas áreas, a chuva pode variar entre 30 e 60 milímetros por hora, com risco de alagamentos e danos estruturais.


Outro alerta, também de nível laranja, vigora até as 18h para as regiões da Fronteira Oeste, Campanha e Sul. Em ambas as áreas, a instabilidade será intensa e a chuva poderá atingir qualquer localidade do Estado a qualquer momento, conforme a Climatempo.


De acordo com a meteorologista Alana Gabriela, da Climatempo, o cenário é resultado de uma atmosfera extremamente úmida, impulsionada pelo calor registrado na quinta-feira (5). “A passagem de uma frente fria formada no Uruguai, associada a um sistema de baixa pressão vindo do Paraguai, intensifica a instabilidade no território gaúcho, favorecendo a formação de nuvens carregadas de chuva”, explica.


Imagens de satélite da Windy mostram o avanço da frente fria sobre o Estado nos próximos dias, indicando que o tempo seguirá instável. A Defesa Civil orienta que a população fique atenta a possíveis alagamentos e evite áreas de risco.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Comments


bottom of page