Infiltrômetro da Embrapa Trigo é demonstrado em ação conjunta com instituições para mapeamento de solos no RS
- luizfernandokopper
- 18 de fev.
- 1 min de leitura

Na manhã de segunda-feira, 17 de fevereiro, o pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul recebeu uma importante demonstração do infiltrômetro utilizado pela Embrapa Trigo. O equipamento, que mede a taxa de infiltração da água no solo, é uma ferramenta essencial para aprimorar a gestão de recursos hídricos e o manejo do solo.
A demonstração contou com a participação de diferentes instituições, que formam uma parceria com a Embrapa para o desenvolvimento de um banco de dados sobre os diversos tipos de solo do estado. A iniciativa visa mapear a porosidade, os níveis de irrigação e erosão, além de aprimorar práticas de manejo para os produtores rurais.
“A ideia é reunir diferentes instituições, como as áreas de pesquisa, extensão e o setor público, para mapear os solos, coletar dados e, a partir disso, desenvolver políticas públicas que apoiem o produtor rural”, afirmou o engenheiro agrônomo Giovani Faé, chefe adjunto da Embrapa Trigo.
Além dos cinco equipamentos adquiridos pela Embrapa com recursos do programa "Recupera Rural RS", a Secretaria da Agricultura receberá ainda mais 10 equipamentos, previstos para março, que irão integrar o projeto de mapeamento.
De acordo com Jackson Brilhante, pesquisador do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), da Seapi, o infiltrômetro é inovador ao simplificar a medição da infiltração da água, eliminando cálculos manuais. A parceria entre as instituições ampliará a quantidade de informações disponíveis, permitindo um diagnóstico mais preciso para os produtores rurais.
Uma nova demonstração do uso do equipamento ocorrerá durante a Expodireto, que será realizada de 10 a 14 de março, em Não-Me-Toque.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments