top of page

Ieda Maria Vargas, primeira brasileira a vencer o Miss Universo, morre aos 80 anos

  • Foto do escritor: Jean Pierre Knepper
    Jean Pierre Knepper
  • 23 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

Nascida em Porto Alegre, em 31 de dezembro de 1944, tornou-se um ícone da beleza brasileira ao conquistar os títulos de Miss Brasil e Miss Universo em 1963.


Por G1/RS

Foto: Ricardo Duarte/Agência RBS e Divulgação/Miss Universe
Foto: Ricardo Duarte/Agência RBS e Divulgação/Miss Universe

A primeira brasileira a vencer o Miss Universo, Ieda Maria Vargas, morreu, aos 80 anos, nesta segunda-feira (22), em Gramado. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Arcanjo São Miguel. A informação foi confirmada pela filha Fernanda Vargas.


O corpo será velado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a partir das 10h desta terça-feira (23), em despedida aberta ao público. Em seguida, às 17h, está prevista a cerimônia restrita a pessoas próximas, no Cortel Metropolitano Crematório.


O governador Eduardo Leite também se manifestou sobre a morte de Ieda. "Minha solidariedade aos filhos, netos, familiares e a todos que acompanharam e admiraram sua história", escreveu.


Aos 55 anos, a Miss sofreu um AVC que comprometeu a memória e a fala, mas conseguiu se recuperar. Após ficar viúva em 2009, mudou-se para Gramado.


Trajetória

Nascida em Porto Alegre, em 31 de dezembro de 1944, Ieda tornou-se um ícone da beleza brasileira ao conquistar os títulos de Miss Brasil e Miss Universo em 1963. Ela alcançou a coroa de Miss Universo, aos 18 anos, em Miami Beach, nos Estados Unidos.


Seu reinado terminou em 1º de agosto de 1964, quando passou a coroa para a sucessora, a grega Corinna Tsopei, durante o Miss Universo daquele ano. Viveu por um período em Miami e, em 1968, casou-se com José Carlos Athanázio, também falecido, com quem teve dois filhos.


Depois disso, retornou a Porto Alegre e optou por uma vida reservada, sem seguir carreira artística, participando apenas de alguns eventos nacionais e internacionais como convidada especial.


Ieda foi eleita entre os “20 Gaúchos que Marcaram o Século XX”, ao lado de personalidades como Mario Quintana, Elis Regina, João Goulart, Getúlio Vargas, Lya Luft e Erico Verissimo, em uma votação popular promovida pela RBS, que também produziu um especial sobre essas figuras.


Pronunciamento da família

"NOTA OFICIAL

É com profundo pesar que a familia de leda Maria Vargas comunica seu falecimento, ocorrido nesta segunda-feira.


Neste momento de imensa dor, agradecemos todas as manifestações de carinho, respeito e solidariedade recebidas. leda foi uma mulher de luz, que marcou a história e a vida de muitas pessoas, deixando um legado de amor, alegria e inspiração.


Estamos profundamente tristes com sua partida, mas confortados na certeza de que agora ela descansa na Casa do Pai, em paz, envolta pelo amor de Deus.


A familia informa que, oportunamente, divulgará detalhes sobre as despedidas e homenagens."


Comentários


bottom of page