HU-Furg oferece DIU pós-parto e fortalece política de planejamento familiar pelo SUS
- Rádio Tupanci
- 28 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Inserção imediata do contraceptivo após parto ou cesariana já beneficiou mais de 150 mulheres em 2025
Por Martha Cristina Melo

Sair da maternidade com um método contraceptivo inserido já é a realidade daquelas atendidas no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU - Furg). Desde 2017, a instituição garante o Dispositivo Intrauterino (DIU) de forma gratuita no pós-parto imediato, seja ele vaginal ou durante cesariana. O procedimento ocorre dentro da Unidade de Saúde da Mulher (UMul) e, apenas em 2025, já beneficiou 159 mulheres.
O DIU utilizado é o modelo em cobre, com eficácia superior a 99% e duração de até dez anos — ainda que possa ser retirado a qualquer momento. Segundo a chefe da UMul, Tânia Fonseca, a inserção do método contraceptivo traz inúmeros benefícios à mulher. “A inserção não interfere na amamentação e ajuda a reduzir o risco de gravidez não planejada no período pós-parto, momento em que a mulher se encontra mais vulnerável devido às atribuições com o recém-nascido e a rotina familiar, dificultando, por vezes, o seu retorno à consulta puerperal que deve ocorrer entre sete e 10 dias após o parto”, explicou.
Segundo Tânia, o DIU pode ser ajustado ou trocado durante o retorno, que deve acontecer após 45 dias da inserção. Essa etapa é fundamental para garantir a eficácia do método, bem como a segurança da mulher.
Quem pode usar
O DIU é indicado para a maioria das mulheres, mas há restrições em casos de infecção pélvica não tratada, sangramento uterino sem diagnóstico, malformações graves no útero, alergia ao cobre, ruptura prolongada da bola antes do parto ou febre. O HU-Furg adverte: o método não protege contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), sendo necessário o uso de preservativo.
Planejamento familiar
Referência para demais hospitais do estado na implementação de estratégia de planejamento familiar, o Hospital Universitário da Furg permanece alinhado às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao proporcionar métodos contraceptivos eficazes e acompanhamento adequado, incentivando, assim, a autonomia da mulher sobre suas escolhas reprodutivas.





Comentários