top of page

Hora Marcada recebe reitor da UCPel para falar sobre aniversário de 65 anos da universidade

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 6 de out.
  • 3 min de leitura

Instituição comemora 65 anos de compromissos com a educação e a comunidade pelotense.

Por Maria Eduarda Lopes


Foto: Maria Eduarda Lopes
Foto: Maria Eduarda Lopes

O programa Hora Marcada, apresentado pelo jornalista Sérgio Corrêa, recebeu na manhã desta segunda-feira (06) o reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Pereira Bachettini Júnior, para uma entrevista acerca dos 65 anos de atuação da instituição.


A UCPel é a universidade mais antiga do interior do Rio Grande do Sul, fundada em 7 de outubro de 1960. Idealizada pelo bispo da Diocese de Pelotas, Dom Antônio Zattera, desde sua fundação a Católica é uma instituição filantrópica e comunitária, atuando nas áreas de educação e saúde. Avaliada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), a UCPel oferece 30 cursos de graduação, com a maioria dos estudantes sendo pelotenses. Conforme o reitor, 16 dos cursos atingiram nota máxima, enquanto 11 possuem nota 4.


“Isso mostra que a UCPel atinge um modelo de gestão acadêmica que a leva a ser uma universidade de excelência. Uma pequena universidade do interior do Rio Grande do Sul, entre as outras grandes da região. Conseguir esse feito é uma vitória para Pelotas. Isso é muito importante, porque a UCPel devolve para a comunidade o que a comunidade investe nela”, destaca o reitor.


Curso de Medicina da UCPel conquista nota 5 no MEC


Em setembro deste ano, o curso de Medicina conquistou nota máxima de 5 pontos na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do MEC. A conquista foi comemorada pela comunidade acadêmica como reflexo do esforço coletivo e contínuo da instituição em oferecer uma formação de alta qualidade.


Integrado ao curso, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) é considerado o maior laboratório de ensino da instituição, com 240 leitos, ambulatório geral com 32 especialidades, assistência ambulatorial em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pronto-atendimentos adulto e pediátrico. Localizado na Rua Marechal Deodoro, n° 1123, o hospital é conhecido carinhosamente entre os pelotenses como Chiquinho, sendo uma das principais referências em saúde do município.


Cerca de 70% dos atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O São Francisco de Paula também se destaca na área da pediatria, possuindo Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal, Clínica Pediátrica e UTI Neonatal, além da Casa da Gestante, que atende pessoas com gravidez de alto risco pelo SUS.


Entrevista no Hora Marcada


O reitor José Carlos Pereira Bachettini Júnior possui carreira como médico-cirurgião, formado na própria UCPel, onde assumiu a gestão da reitoria há 14 anos, no ano de 2012. “No meu período de formação como cirurgião, trabalhei muito com o processo de gestão da saúde. A saúde não tem preço, mas ela custa. Comecei a entender que o processo de gestão caminha junto à boa medicina”, afirma Bachettini.


“Hoje temos a reestruturação de um endividamento enorme. A universidade atualmente vive apenas com os recursos que arrecada. Além da reforma fiscal e administrativa, a diversidade do mundo acadêmico em relação ao seu mercado de trabalho e as necessidades da sociedade, junto à sustentabilidade, foi o marco que permitiu que a UCPel tenha um ano muito especial em 2025”. Entre as conquistas, o reitor destaca a nota máxima do MEC tanto para a instituição quanto para o curso de Medicina: “É um momento de alegria, mas também de muita responsabilidade”.


Bachettini reforça que além de fomentar a educação da região, a UCPel também movimenta empregos: "Entre o Hospital Universitário, a Rádio Universidade, o Centro da Criança e a própria instituição, 2.300 empregos diretos são gerados, além de aproximadamente 2.000 empregos indiretos. Contamos com mais de 8 mil fornecedores".


A terça-feira (7), dia em que se celebra os 65 anos da Católica, terá uma vasta programação de eventos. As comemorações se iniciam às 8h30, no Campus I, quando novos cursos serão apresentados à comunidade. Conforme o reitor, a decisão da criação foi baseada em uma pesquisa feita pela própria instituição, que buscou interpretar anseios do mercado de trabalho na formação de profissionais da área de fonoaudiologia, nutrição e inteligência artificial.


Às 10h30, será celebrada uma Missa em Ação de Graças na Capela da universidade. Em seguida, às 11h30, o projeto Banco Vermelho será lançado no Jardim da Reitoria como parte da campanha ao combate à violência contra as mulheres. Durante a tarde, das 14h às 16h, no Auditório Dom Antônio Zattera, colaboradores da instituição serão homenageados por seus marcos significativos de tempo de serviço. Às 16h será realizado um momento de confraternização no saguão principal, com direito a bolo e o tradicional parabéns à UCPel. O dia festivo se encerra no plenário da Câmara de Vereadores com uma sessão solene em homenagem, a partir das 19h.


Reitor da Universidade Católica de Pelotas, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, junto ao jornalista Sérgio Corrêa. Foto: Maria Eduarda Lopes
Reitor da Universidade Católica de Pelotas, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, junto ao jornalista Sérgio Corrêa. Foto: Maria Eduarda Lopes

📻 Confira a entrevista completa no canal do YouTube da Rádio Tupanci.



Comentários


bottom of page