O Grêmio garantiu um ponto fundamental na luta contra o rebaixamento do Brasileirão ao empatar em 0 a 0 com o líder Botafogo, na noite deste sábado, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O confronto foi marcado por um bom desempenho defensivo do Tricolor e pela expulsão de Monsalve nos minutos finais, após acertar Vitinho com o braço.
Com o resultado, o Grêmio chegou aos 32 pontos e subiu, temporariamente, para a 11ª colocação na tabela. O próximo desafio da equipe gaúcha será contra o Fortaleza, na próxima sexta-feira, às 21h30min, na Arena.
Desde o início, o Grêmio mostrou superioridade, especialmente nos primeiros minutos de jogo. Edenilson, uma das surpresas na escalação, teve duas boas oportunidades aos 6 minutos. Em uma delas, ao receber na ponta esquerda, parou na defesa de John.
Pouco depois, finalizou de cabeça, mas a bola passou por cima do gol. O Botafogo, bem marcado no meio-campo, teve dificuldades para criar e só levou perigo aos 15 minutos, quando Luiz Henrique finalizou de fora da área para uma defesa segura de Marchesín.
A melhor chance do time carioca veio aos 20 minutos, quando Marçal cruzou da esquerda e Vitinho, livre na segunda trave, cabeceou para fora, com a bola passando rente à trave de Marchesín. O Grêmio, apostando em contra-ataques, quase abriu o placar aos 42 minutos, quando Braithwaite invadiu a área e chutou cruzado, assustando o goleiro John.
Na volta do intervalo, o Botafogo tentou reagir com a entrada de Savarino. Logo no primeiro minuto, Tiquinho Soares cabeceou com perigo, e Luiz Henrique quase marcou em seguida, levando grande perigo ao gol gremista. O Grêmio respondeu rapidamente, e aos 4 minutos, Villasanti finalizou de primeira após cruzamento rasteiro de Reinaldo, mas a bola passou muito perto da trave.
Nos minutos finais, o jogo ganhou ainda mais tensão após a expulsão de Monsalve, que deixou o braço no rosto de Vitinho. Mesmo com um jogador a menos, o Grêmio segurou o empate e saiu de campo com um ponto importante na luta para se afastar da zona de rebaixamento.
Agora, a equipe gaúcha se prepara para enfrentar o Fortaleza, em busca de mais uma vitória para consolidar sua recuperação na tabela do Campeonato Brasileiro.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments