Governo pressiona e não vence: Michel Promove é eleito presidente da Câmara
- Jean Pierre Knepper
- há 9 horas
- 1 min de leitura
Nas últimas semanas, a disputa pela mesa diretora da Câmara de Vereadores de Pelotas agitou os bastidores da política municipal
Por Redação NZS

Na manhã desta terça-feira (2), o legislativo pelotense elegeu a mesa diretora para o ano de 2026. Apesar da pressão do governo para impedir, o vereador Michel Promove (Progressistas) foi escolhido para presidir a Câmara. Ele conquistou 16 dos 21 votos, garantindo maioria confortável para assumir o maior cargo no legislativo. Fernanda Miranda (PSOL), Jurandir Silva (PSOL), Marisa Schwarzer (PSDB) e Ivan Duarte (PT) optaram pela abstenção, enquanto Ronaldo Quadrado (PT) esteve ausente.
Acompanham Michel na condução da Casa os vereadores Marcelo Bagé (PL), como 1º vice-presidente; Tauã Ney (PSDB), como 2º vice-presidente; Paulo Coitinho (Cidadania), como 1º secretário; e Arthur Halal (Progressistas), que assume a função de 2º secretário.
Em seu primeiro discurso após a eleição, Promove agradeceu aos colegas pela “coragem” de enfrentar, segundo ele, pressões vindas do governo.
“Meus colegas sofreram assédio, ameaças e pressão nesses últimos dias e, mesmo assim, tiveram coragem de votar em mim. Sofreram isso de uma pessoa que sequer foi eleita, alguém que a população nem conhece”, declarou.
O vereador também afirmou esperar que o prefeito Fernando Marroni não esteja envolvido nas supostas pressões.
“Quero acreditar que o prefeito não tenha nada a ver com isso”, finalizou.
Até o próximo 31 de dezembro, o vereador Carlos Júnior (PSD) segue comandando os trabalhos legislativos, a posse do eleito será em janeiro de 2026.





Comentários