Governo federal amplia público-alvo para vacinação contra a gripe; Pelotas reforça o calendário de imunização
- luizfernandokopper
- 10 de mar.
- 2 min de leitura

O governo federal anunciou a ampliação dos públicos-alvo para o Calendário Nacional de Vacinação contra a gripe, que agora inclui, além de crianças de seis meses a menores de seis anos, também idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Com a medida, as vacinas estarão disponíveis durante todo o ano para essas faixas etárias, enquanto os demais grupos prioritários continuarão recebendo a imunização nas campanhas sazonais. A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebe com otimismo a ampliação da vacinação, reforçando o compromisso com a saúde pública.
A secretária municipal de Saúde, Ângela Vitória Moreira, ressaltou a importância das vacinas no controle de doenças. “A vacinação é a tecnologia que mais resultados traz para a melhora da saúde da população. Todos se lembram dos avanços contra doenças como sarampo, meningite, H1N1 e, mais recentemente, a pandemia de Covid-19. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é um dos maiores orgulhos do SUS, e em Pelotas, nossa meta é retomar altas coberturas vacinais e reduzir os adoecimentos por causas preveníveis”, afirmou.
Em 2024, a cobertura vacinal contra a influenza alcançou apenas 54,6% do público-alvo nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, segundo dados do Ministério da Saúde. Com a inclusão dos novos públicos-alvo, a meta é aumentar a cobertura vacinal em todo o país, especialmente no município de Pelotas, que começará a oferecer as vacinas durante o ano inteiro para as três faixas mencionadas no calendário.
Além disso, Pelotas continuará realizando campanhas de vacinação nos grupos prioritários, como puérperas, povos indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas, entre outros. A cidade também se prepara para intensificar a aplicação das vacinas no outono e inverno, quando os casos de gripe são mais recorrentes.
Na campanha contra a Influenza de 2024, Pelotas registrou os seguintes percentuais de vacinação: idosos com 44,70% (30.161 doses), crianças com 40,29% (7.360 doses) e gestantes com 18,32% (469 doses).
A ampliação do calendário de vacinação visa fortalecer a proteção da população e garantir que mais pessoas possam se imunizar contra a gripe, contribuindo para o controle das doenças e a manutenção da saúde pública no município.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentarios