Nesta segunda-feira, 09 de setembro, será assinado o contrato entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Centro de Reabilitação de Pelotas (Cerenepe) para a implementação do 28º Centro de Atendimento em Saúde (CAS) do Programa TEAcolhe, destinado a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias. O ato contará com a presença da Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann.
O novo centro receberá um repasse mensal de R$ 80 mil do Governo do Estado, totalizando R$ 960 mil por ano para o custeio do serviço. A estrutura funcionará de forma regionalizada e será responsável pelo atendimento técnico-profissional de pessoas com autismo em 21 municípios da região Sul do Estado, incluindo cidades como Pelotas, Rio Grande, Canguçu e Jaguarão.
O CAS oferecerá serviços ambulatoriais com uma equipe multiprofissional, contribuindo para o atendimento especializado a pessoas com TEA. O programa TEAcolhe foi criado pelo Governo do Estado para proporcionar atendimento intersetorial e multidisciplinar, integrando saúde, educação e assistência social em prol do bem-estar das pessoas com autismo e suas famílias.
O novo centro de Pelotas se somará a outros já existentes no Rio Grande do Sul, reforçando a rede de apoio e tratamento aos portadores do Transtorno do Espectro do Autismo no estado.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: ASCOM Governo RS
Comments