Na manhã de sábado (28/9), o governador Eduardo Leite esteve em Pelotas para vistoriar a área onde será executada a modernização do sistema de proteção contra cheias, contemplado pelo Plano Rio Grande. Acompanhado da prefeita Paula Mascarenhas, Leite visitou o local onde o dique do Balneário Valverde, na Praia do Laranjal, será elevado a quatro metros de altura, visando prevenir novas invasões das águas. O bairro foi um dos mais afetados pela enchente de maio deste ano.
Com investimentos estimados em R$ 25 milhões, o projeto inclui o redimensionamento da casa de bombas, obras de macrodrenagem, construção de galerias pluviais e canais de escoamento. A proposta foi cadastrada pela Prefeitura de Pelotas no Plano Rio Grande, um programa estadual focado em reconstrução, adaptação e resiliência climática.
“O Plano Rio Grande é fundamental porque as prefeituras estão na linha de frente, conhecendo as reais necessidades da população. Vamos garantir o apoio e o financiamento para esse projeto e outras obras importantes no estado", declarou o governador.
O prazo para o envio de propostas ao Plano Rio Grande encerrou na sexta-feira (27/9), totalizando 655 projetos recebidos de 110 municípios gaúchos. As propostas serão avaliadas pela Secretaria da Reconstrução Gaúcha, que definirá as qualificadas para inclusão no portfólio do Plano. A viabilidade de financiamento também será analisada, sendo o Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) uma das opções.
A prefeita Paula Mascarenhas destacou a importância do projeto: "Esse dique vai proteger o Laranjal e modernizar o sistema de drenagem, proporcionando segurança e qualidade de vida para a população."
O Plano Rio Grande se divide em três frentes principais: ações emergenciais, de reconstrução e o conjunto de medidas para o futuro do estado. Todos os projetos estão disponíveis no site oficial do programa, com atualizações de status e documentos.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: Governo do RS
Comments