
A partir desta sexta-feira (24), o Rio Grande do Sul enfrentará tempo instável devido à atuação de um sistema de baixa pressão aliado ao fluxo de calor e umidade continental. São esperados temporais isolados já pela manhã, intensificando-se ao longo da tarde e noite, com pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, descargas elétricas, rajadas de vento entre 80 e 100 km/h e eventual queda de granizo. Os volumes de chuva devem variar entre 30 e 70 mm ao dia.
No sábado (25), a instabilidade se mantém, com previsão de temporais pontuais principalmente nas regiões Noroeste, Norte, Missões, Serra, Região Metropolitana de Porto Alegre, Costa Doce e Litoral Médio e Norte, onde os acumulados podem chegar a 50 mm ao dia. Nas demais regiões, a chuva será mais leve, com volumes abaixo de 20 mm ao dia.
Apesar da previsão de chuva, o número de municípios que decretaram situação de emergência devido à estiagem continua crescendo. De acordo com o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), várias cidades já oficializaram seus pedidos de reconhecimento estadual e federal. Entre os municípios com decretos registrados no sistema estão:
Santa Margarida do Sul
Manoel Viana
Capão do Cipó
Esperança do Sul
Arvorezinha
Cacequi
Outras cidades como Rosário do Sul, Tupanciretã, Santiago, Júlio de Castilhos, Jari, Maçambara, São Borja, São Miguel das Missões, São Nicolau, Silveira Martins e Toropi registraram a situação de emergência no sistema, aguardando homologação.
Os municípios podem utilizar o S2iD para acompanhar os processos de reconhecimento federal e solicitação de recursos, além de obter informações sobre ocorrências e gestão de riscos e desastres.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments