top of page

Festival Sofá na Rua retorna ao Centro Histórico de Pelotas com atrações nacionais e internacionais

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura

5º Festival Sofá na Rua – Fronteiras Artísticas acontece dia 14 de setembro, em frente ao Theatro Guarany


Por Martha Cristina Melo

Imagens: Jackeline Nunes/Sofá na Rua.
Imagens: Jackeline Nunes/Sofá na Rua.

Com programação rica em música autoral e identidade, o Sofá na Rua retorna no mês de setembro, dia 14. Desde dezembro de 2024, o Coletivo com mais de 10 anos de história vem investido em festivais e, assim, ampliando o intercâmbio entre artistas e transformando Pelotas em uma referência cultural.


O movimento integra a Rede Sofá na Rua Brasil e contempla eventos nos estados Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Ainda assim, de acordo com a coordenadora da Rede, Renata Pinhatti, o projeto acontece de maneira mais fortalecida no Sul, unindo fronteiras entre Chuí, Jaguarão, Bagé e Livramento.


A 5ª edição do Festival Sofá na Rua – Fronteiras Artísticas acontece no segundo domingo de setembro, dia 14, das 15h às 20h. A estrutura estará localizada na Rua Lobo da Costa, 849 – em frente ao Theatro Guarany, com entrada gratuita. Para Renata, Pelotas é o palco ideal para a realização do evento: “Hoje somos uma Associação Cultural sem Fins Lucrativos, e como qualquer movimento, estamos em permanente atualização e construção. Desde 2024 estamos atuando em formato de festival, pois entendemos que está no DNA de Pelotas o movimento de festivais artísticos”;



Programação


Com identidades únicas, a programação do Festival conta com artistas nacionais e internacionais, vindos do Uruguai. Dentre os shows confirmados até então, encontram-se Nobre Tranboreiro, Angela Alves e Diego Janssen, e Emily Borghetti. A organização afirma que demais artistas do eixo sul e fronteira também colaborarão com o cronograma.



Feira Criativa do Sofá


Além da programação musical, a Feira Criativa do Sofá acontece reunindo vertentes artísticas, moda, gastronomia e produções locais. Aqueles interessados em expor no evento podem se inscrever através dos canais disponíveis no Instagram do Sofá na Rua.


De acordo com a organização, “o Festival Sofá na Rua reafirma seu compromisso com a ocupação afetiva do espaço urbano, valorizando a produção artística independente e promovendo encontros que celebram sempre a diversidade cultural”.



Sobre o Coletivo


Criado em 2012, o Sofá na Rua é um movimento cultural pelotense que, atualmente, é formalizado enquanto Associação sem fins lucrativos. Através do espaço público, a iniciativa procura promover encontros culturais que estimulem o debate sobre o direito à cidade de maneira gratuita – além de sua ocupação enquanto prática pedagógica e de resistência.


Com foco na linguagem musical, o Sofá na Rua busca democratizar o acesso à arte e, desde 2012, já recebeu mais de 350 bandas e artistas. O evento recebe em média de 3 a 5 mil visitantes em suas edições, e mantém seu compromisso com pluralidade e identidade cultural.


Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Comentários


bottom of page