top of page

Festival da Igualdade Racial acontece no dia 14 de novembro

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 7 de nov.
  • 2 min de leitura

Iniciativa da Secretaria de Igualdade Racial em parceria com o Sesc celebra o Mês da Consciência Negra

Foto: Secom
Foto: Secom

O Largo do Mercado Público sediará, no dia 14 de novembro, a primeira edição do Festival da Igualdade Racial. O evento, em parceria com o Sesc, é uma das iniciativas da Secretaria Municipal de Igualdade Racial (Smir) para marcar o Mês da Consciência Negra no município. 


A programação, que terá início às 14h, será integrada por uma aula magna sobre enfrentamento ao racismo para estudantes da rede pública municipal, entrega de kits educativos para as escolas municipais e apresentações artístico-culturais.


A iniciativa é considerada estratégica pela Smir para a consolidação do 20 de novembro e do mês como um todo para a promoção da integração e da promoção do combate ao racismo e da educação antirracista, construindo um espaço público de diálogo crítico e fortalecimento das redes comunitárias. “O festival cumpre o papel de ser a expressão de algumas das atividades da secretaria, como o diálogo constante com escolas municipais para a promoção da lei 10.639, e também celebrar a riqueza artística de Pelotas, que tem vasta contribuição da população negra”, afirmou o titular da Smir, secretário Júlio Domingues. 


Às 15h, após a abertura oficial, ocorrerá a Aula Magna sobre a luta contra o racismo. Às 16h, terão início as apresentações artísticas. Estão confirmadas as seguintes atrações: Preto de Sapato, Laddy Dee, Filhas de Obá, Samba de Terreiro, Leh Moraes e Maurel Duarte. No intervalo entre os shows, o DJ Nenê Konfirmado manterá a animação do público. 


O festival utilizará recurso de R$ 58 mil, provenientes de emenda parlamentar. O valor surgiu do desmembramento de emenda impositiva de R$ 625.799,00 do vereador Cauê Fuhro Souto para a reforma dos banheiros da Praça Coronel Pedro Osório, dos banheiros do Mercado Central e para reforma no Instituto Lar de Jesus, que teve impedimento técnico para sua aplicação. Desta forma, houve o fracionamento do montante, e a Smir foi uma das contempladas com recursos de livre execução para projetos de fortalecimento de políticas públicas da pasta.


Confira a Programação do 1o Festival da Igualdade Racial (14/11)

14h – Abertura oficial 

15h – Aula Magna sobre a luta contra o racismo

16h – Preto de Sapato

17h30min – Laddy Dee

19h – Filhas de Obá

20h – Samba de Terreiro

21h10min – Leh Moraes

22h20min – Maurel Duarte

Comentários


bottom of page