top of page

Fenadoce recebe audiência pública sobre envelhecimento ativo e saudável

Na quarta-feira, 31/07, a 30ª Fenadoce foi palco de uma audiência pública sobre envelhecimento ativo e saudável, promovida pelo Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa. O encontro reuniu representantes regionais e estaduais para discutir questões de interesse da terceira idade, com foco na promoção de políticas públicas e estímulo à doação para fundos destinados à pessoa idosa.


Lélio Falcão, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Pelotas, destacou a importância dos recursos para os fundos municipais e estadual. “Esses recursos são fundamentais para ampliar políticas públicas que ajudam e protegem pessoas com mais de 60 anos,” explicou Falcão.


O evento abordou também práticas e projetos em países da América Latina e contou com a participação de Aline Gauer, representante do Conselho Regional de Contabilidade e do projeto “Valores que Ficam” da Assembleia Legislativa. Gauer detalhou a campanha que orienta como pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto de renda devido para os fundos da criança e adolescente e da pessoa idosa.


Outra destaque da audiência foi a Cátia Siqueira, coordenadora da Unidade Especial de Atenção à Pessoa Idosa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, que apresentou o Projeto Cuidar Tchê 60+. Este programa visa auxiliar idosos afetados pelas enchentes, oferecendo até R$ 3 mil para a compra de utensílios domésticos, móveis ou equipamentos de mobilidade. “Na primeira etapa, serão beneficiadas 1.900 pessoas,” informou Siqueira.


Pelotas, que conta atualmente com 67 mil pessoas com mais de 60 anos, foi bem representada no evento, que também contou com a presença de conselheiros de municípios da zona sul do estado. A abertura do evento teve a participação de Eliane Sedrez, conselheira gestora da CDL, representando a organização da 30ª Fenadoce.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Foto: Alair Júnior

Comments


bottom of page