Feiras Municipais de Pelotas: Morango tem alta de 38% nas vendas, enquanto uva apresenta queda de 49%
- luizfernandokopper
- 25 de fev.
- 2 min de leitura

Com o término das safras de morango e uva na zona rural de Pelotas, as feiras municipais, que fazem a ponte direta entre o produtor e o consumidor, começam a contabilizar os resultados da comercialização. A 8ª Feira Municipal do Morango, que aconteceu no Centro e nos bairros da cidade, registrou um aumento de 38,27% nas vendas de morango in natura em comparação ao ano passado. Por outro lado, a 15ª Feira de Uvas de Pelotas enfrentou uma queda de 49,61% na comercialização, resultado das variações climáticas e do amadurecimento precoce nas vinhas.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Anderson Schmidt, destacou a importância das feiras no fortalecimento da ligação entre o campo e a cidade e na valorização dos produtores locais. “Mantivemos a política de aproximar o campo da cidade e de valorizar os produtores. As feiras tiveram prorrogações de prazos, pois defendemos que, enquanto houver frutas nos pomares e demanda, os espaços públicos estariam garantidos”, explicou o secretário.
As feiras, organizadas pela Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com apoio da Emater, Embrapa, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Universidade Federal e os próprios produtores, se destacam não só pela variedade de produtos, mas também pela qualidade das frutas. Schmidt enfatizou que o apoio constante do Município, junto ao acompanhamento técnico das empresas públicas, reflete diretamente na excelência dos produtos. "Os consumidores destacam a extraordinária qualidade das produções da nossa zona rural, tanto em aparência quanto em sabor", ressaltou.
Confira os números de vendas nas feiras:
15ª Feira de Uvas de Pelotas:
2.080 quilos de uvas in natura (4.128 quilos em 2024)
207 cucas de uva
455 copos de suco
145 garrafas de suco
8ª Feira Municipal do Morango:
14.228 quilos de morango in natura (10.290 quilos em 2024)
821 cucas
817 potes de geleia
1.307 garrafas de suco
Com essas edições das feiras, Pelotas segue valorizando a agricultura local e promovendo a venda direta, beneficiando tanto os consumidores com produtos de qualidade quanto os produtores com um espaço adequado para a comercialização.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments