Famílias de assentamentos de Herval são beneficiadas com crédito rural do programa Fomento Retomada
- luizfernandokopper
- 3 de mar.
- 2 min de leitura

Famílias de nove assentamentos localizados no município de Herval receberam um importante apoio através do programa Fomento Retomada, que oferece crédito rural para agricultores familiares gaúchos atingidos pelos eventos climáticos extremos que afetaram o estado entre abril e maio deste ano. O programa é uma iniciativa do Incra/RS e visa recuperar áreas de reforma agrária e territórios quilombolas impactados pela emergência climática no Rio Grande do Sul.
A Administração Municipal, liderada pelo Prefeito Celso Silveira, Vice-Prefeito Rodrigo Dutra e os Secretários de Agropecuária, Itamar Pereira, e de Planejamento, Toninho Veleda, participou das cerimônias de assinatura, realizadas em dois momentos. Na parte da manhã, a cerimônia aconteceu na sede do Assentamento São Virgílio, beneficiando as localidades São Virgílio, Santa Rita III, Cerro Azul, Bamburral e Querência. Já na parte da tarde, o ato foi realizado na sede da Nova Herval, para os assentamentos Nova Herval, Santa Rita de Cássia, Vista Alegre e Terra do Sol.
Cada família contemplada receberá R$ 16 mil, que deverão ser aplicados em projetos previamente elaborados com o apoio de técnicos do Incra/RS ou da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS). O valor do crédito tem um reembolso facilitado, com rebate de até 96%, e o prazo para pagamento é de três anos, a contar da liberação dos recursos.
O evento também contou com a presença de diversas autoridades, como o presidente da Câmara de Vereadores, Edinaldo Azevedo, a representante do MST de Arroio Grande, Juliana Souza, o representante dos assentamentos de Herval, Cláudio Inhaia, o representante do Incra/RS, Nelson Grasseli, e o Deputado Federal Marcon, que reforçaram a importância da ação para o desenvolvimento e recuperação das áreas afetadas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments