Extensionistas da Emater avaliam impactos das chuvas na zona rural da Região Sul
- Rádio Tupanci
- há 3 dias
- 1 min de leitura
Prejuízos no campo foram pontuais
Por Daniel Santos

As fortes chuvas que atingiram a Região Sul do Rio Grande do Sul entre sexta-feira (22) e sábado (23) causaram danos pontuais na zona rural de municípios como Cerrito, São Lourenço do Sul e Amaral Ferrador. Técnicos da Emater estiveram em campo nos últimos dias para avaliar os prejuízos.
De acordo com o supervisor regional da Emater, Luiz Ignácio Jacques, apesar do volume elevado de precipitação, os estragos na área rural não foram considerados graves. “Na zona rural aqui da região houveram alguns bloqueios em estradas por conta de cheias em algumas pontes. Já em propriedades agrícolas foram registrados prejuízos e também tivemos falta de energia em alguns locais”, relatou Jacques.
Em Cerrito, a chuva acumulada variou entre 110 e 170 milímetros, conforme o sistema de monitoramento da Emater. “Foram relatados estragos em estufas de produção de hortaliças e morangos”, destacou Leandro Andrade, extensionista e chefe da unidade.
Já em Amaral Ferrador, o principal impacto ocorreu nas estradas, com registros de bloqueios que dificultaram o acesso a algumas comunidades rurais.
São Lourenço do Sul foi o município mais afetado pela chuva em termos gerais. A cidade registrou uma média de 240 milímetros de chuva, o que resultou em uma enchente que atingiu cerca de duas mil residências, deixando pelo menos 500 pessoas desabrigadas. No entanto, segundo o extensionista da Emater no município, Volnei Bauner, os danos no campo foram pouco. “Na comparação com os prejuízos urbanos, as perdas na zona rural foram mínimas”, avaliou.
Comentários