Exposição “Decididas” celebra força e superação de mulheres atendidas pela Aapecan
- Rádio Tupanci
- 6 de out.
- 2 min de leitura
Em alusão ao Outubro Rosa, a iniciativa reforçou a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama
Por Martha Cristina Melo

Na última sexta-feira (3), a exposição “Decididas” chegou ao Paço Municipal da Prefeitura de Pelotas com uma proposta em alusão ao Outubro Rosa — campanha de conscientização relacionada ao câncer de mama. A mostra, disponível até o dia 23 do mês, reúne retratos de mulheres que passaram pelo tratamento da doença e reforça a importância do diagnóstico precoce de todos os tipos de câncer.
Com 12 retratos, a iniciativa tem como protagonistas cinco mulheres atendidas pela Associação de Apoio às Pessoas com Câncer (Aapecan): Nelzia Duarte, Simone Wahast, Arlene Cardoso, Nara Amaral e Eva Dias. As fotos, feitas no Museu do Doce, deram novo sentido às trajetórias dessas mulheres que, ao enfrentarem a doença, escolheram a vida como resposta.
O fotógrafo responsável pela mostra e parceiro da Aapecan, Antônio Rocha, destacou que o propósito da exposição vai além de uma “boa foto”. “Boas fotos são mais do que imagens tecnicamente bem feitas. Elas precisam carregar uma mensagem e deixar uma herança”, afirmou. Segundo o artista, cada imagem da exposição traz uma mensagem relacionada à cura e à vitória.
De acordo com o coordenador da Aapecan, Fabiano Gerbaudo, o evento já se tornou uma tradição para a Associação. Com 20 anos de atividade, a entidade contabiliza mais de 147 mulheres com diagnóstico de câncer de mama atendidas, além de cerca de 5 mil famílias cadastradas. “Nós, da Aapecan, não atendemos somente pessoas com diagnóstico de câncer de mama, mas de qualquer tipo”, afirmou. Fabiano destacou, ainda, a importância da atenção à saúde: “Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura chegam a 90%. Essa é a importância dos exames de rotina e prevenção”.
Participaram da cerimônia de abertura da exposição, também, a secretária de Saúde, Ângela Vitória, a secretária de Políticas para as Mulheres, Marielda Medeiros, a titular da Delegacia da Mulher, Márcia Chiviacowsky, e a psicóloga e musicoterapeuta Luana Soares, que encerrou o evento com uma apresentação musical emocionante, simbolizando o acolhimento e a sensibilidade que marcam a atuação da Aapecan em Pelotas.





Comentários