O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), está monitorando duas barragens localizadas no bairro Passo do Salso, em Pelotas, que estão em situação de emergência devido ao risco iminente de ruptura. Anomalias detectadas nas estruturas elevaram o nível de alerta, exigindo ações urgentes.
A Defesa Civil está no local, articulando com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil medidas de segurança, como a retirada preventiva de moradores de áreas de risco e o direcionamento do fluxo de água para zonas desabitadas. A Sema também está em contato com o responsável pelas barragens, assegurando que a legislação de segurança seja cumprida rigorosamente.
Em nota, a prefeitura de Pelotas informou que as intervenções necessárias nas barragens foram concluídas nesta quarta-feira (25/9), no bairro Fragata, eliminando o risco de inundação das casas da região. Anteriormente, os moradores haviam sido orientados a deixar suas residências devido à possibilidade de rompimento da maior das barragens, que possui 36 mil metros quadrados. A prefeitura afirmou que a situação está controlada.
Com informações: Jornalista Fernando
Fonte: ASCOM Governo RS
Comments