Encerrada a colheita do arroz no Rio Grande do Sul
- aalineklug
- 13 de jun. de 2025
- 1 min de leitura
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) confirmou o encerramento oficial da colheita do arroz no Rio Grande do Sul. A conclusão foi registrada nesta quinta-feira (12) pela equipe técnica da autarquia, que acompanha a evolução da safra 2024/2025 em todas as regiões produtoras do estado.
Embora ainda reste uma pequena área a ser colhida em alguns municípios, o volume remanescente é considerado pouco significante do ponto de vista estatístico. Por isso, o Irga considera encerrado o ciclo de colheita da safra atual.
As informações consolidadas sobre a área colhida, produtividade média, produção total e área perdida estão sendo finalizadas e farão parte do Relatório Final da Safra 2024/2025, documento que ainda será divulgado pelo Irga.
Segundo Luiz Fernando Siqueira, gerente da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), o trabalho da equipe técnica está concentrado na apuração dos dados colhidos ao longo dos últimos meses. “Foi uma colheita que exigiu atenção em diversas frentes, e agora estamos focados na análise detalhada das informações para apresentar um panorama fiel da safra”, explica Siqueira.
Responsável por mais de 70% da produção nacional de arroz, o RS mantém sua posição de destaque no cenário orizícola brasileiro. O Irga reforça seu compromisso com o acompanhamento técnico e a transparência dos dados, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva do arroz no estado.
Confira o ranking, por toneladas, dos maiores produtores de arroz da Zona Sul:
1º Santa Vitória do Palmar 653.120,40
2º Arroio Grande 308.809,20
3º Rio Grande 191.297,05
4º Jaguarão 155.585,43
5º Pelotas 81.810,00
Foto: Giovani Wrasse





Comentários