Emater/RS-Ascar Capacita Produtores Rurais de Pedras Altas sobre Aplicativo Nota Fiscal Fácil
- Rádio Tupanci
- 18 de nov.
- 2 min de leitura
Treinamento foca na simplificação da emissão de documentos fiscais eletrônicos, antecipando a obrigatoriedade que entrará em vigor para todos os pequenos produtores em janeiro de 2026

Na quinta-feira (13/11), a Emater/RS-Ascar realizou um treinamento sobre a utilização do aplicativo Nota Fiscal Fácil para produtores rurais do município de Pedras Altas. O objetivo da atividade foi auxiliar os participantes a se familiarizarem com o uso da ferramenta e contou com a presença de 19 produtores do município. Ministrada pelo extensionista rural da Unidade de Cooperativismo (UCP) da Emater/RS-Ascar Marcos Protzen, a capacitação contou com uma oficina prática de manuseio do aplicativo e momento para esclarecimento de dúvidas.
O APP disponibilizado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) foi criado para simplificar a emissão de documentos fiscais eletrônicos, principalmente para microempreendedores individuais e pequenos produtores rurais, que a partir de 5 de janeiro de 2026 deverão emitir notas para todos os produtos comercializados, independentemente do faturamento. Hoje a emissão é obrigatória apenas para os produtores com receita bruta superior a R$ 360 mil nos anos de 2023 ou 2024.
A atividade surgiu como uma demanda da Associação Municipal de Produtores de Leite de Pedras Altas (Amplepa), que recebe o acompanhamento direto da UCP e dos extensionistas da Emater/RS-Ascar do município na gestão. De acordo com o presidente da Amplepa, Evaldo Dioscar, a associação estará à disposição para auxiliar os produtores, mas entende que precisam dominar o recurso que deverá ser utilizado não só para a comercialização do leite, como para todas as outras mercadorias produzidas. "A ideia é já ir ambientando os produtores rurais para que não tenham dificuldade com o uso deste aplicativo quando for cobrada a obrigatoriedade", destacou Dioscar.





Comentários